Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bragança: Diocese nordestina cria residência sacerdotal


O clero da Diocese de Bragança-Miranda vai ter acesso a um novo espaço de “acolhimento, assistência e formação”, com a construção de uma casa sacerdotal, no Seminário de São José, no centro da cidade de Bragança.
“Temos um clero bastante envelhecido, há sacerdotes já jubilados que não têm uma retaguarda familiar, que precisam de um espaço adequado, e esses serão privilegiados no acolhimento”, refere o cónego Adelino Paes, vigário geral da Diocese. 
A nova residência sacerdotal terá oito quartos e algumas estruturas de apoio anexas. 
Além do apoio aos sacerdotes, a parte que irá ser reabilitada destina-se também à ação pastoral da diocese, para a realização de cursos e atividades pastorais. Contemplará valências especialmente vocacionadas para a formação dos padres, como “uma biblioteca, um auditório para atividades pastorais com capacidade para 200 pessoas, vários gabinetes e um pequeno museu”.
“A Diocese quer ajudar também os sacerdotes, que já fazem parte do presbitério mas que estão em fase de formação e estudo em várias universidades”, sublinha o Vigário Geral de Bragança-Miranda.
Quanto aos padres mais velhos, que estão em situação de dependência e não podem desempenhar qualquer serviço pastoral, já existem na região “outras instituições que prestam esse serviço, como a Fundação Betânia, que acolhe sacerdotes que precisam de cuidados mais intensos”.
O custo da obra ainda não está definido, porque ainda está em fase de anteprojeto, mas deve ultrapassar um milhão de euros.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário