Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Freixo é o município transmontano que deve mais por habitante


Freixo de Espada às Cinta é o município transmontano que deve mais por habitante. Dividindo os cerca de 15 milhões de endividamento líquido pela população, a dívida por habitante ronda os quatro mil euros. 
Estes números são relativos a 2011 e divulgados pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. 
O autarca de Freixo, José Santos, lembra que os municípios mais pequenos são os mais prejudicados com os cortes nas transferências do Orçamento do Estado e garante que tem conseguido reduzir a dívida e fazer investimento no concelho.
No lado oposto. Ou seja, a Câmara transmontana que deve menos por habitante é Bragança. O endividamento líquido da autarquia da capital de distrito ronda os 8 milhões de euros, enquanto as receitas ascendem a cerca de 32 milhões. A dívida por habitante situa-se assim nos 237 euros.
O presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes, diz que este é o resultado de um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de vários anos.
Já a Câmara de Vinhais é a que tem o valor da dívida mais baixo. O município tem um endividamento líquido de cerca de 2 milhões de euros e receitas que rondam os 13 milhões de euros.
O autarca, Américo Pereira, não tem dúvidas de que tem apostado nos investimentos certos para equilibrar as contas.
O município do distrito de Bragança com um endividamento líquido mais elevado é Mirandela. São mais de 25 milhões de euros de dívida, que contrastam com os 17 milhões e 700 mil euros de receitas.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário