Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Grão-de-bico


Tal como o feijão, o grão-de-bico, também chamado gravanço, ervanço ou apenas grão, é uma leguminosa. Leguminosas são as plantas caracterizadas pela frutificação em vagem.
Diz-se que, em alguns aspetos, o grão de bico é muito mais rico do que o feijão, sendo, contudo, menos utilizado na alimentação. É muito rico em proteínas, possui elevados níveis de fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio, auxiliando muito, quando comido regularmente, os ganhos em massa muscular, aumentando a energia do organismo, podendo ser consumido nestes casos em vez dos produtos concentrados recomendados nos ginásios. Regula o aparelho digestivo.
Sem colesterol e quase sem gorduras, o grão de bico, nutricionalmente, é um ótimo alimento, sendo indispensável numa dieta alimentar equilibrada. Além disso, em época de crise, é uma boa opção para a confeção de vários pratos. Um deles é o rancho em que um dos ingredientes é precisamente o grão de bico. É considerado um prato "pesado" pois além do grão, a batata e as massas são também utilizadas. Pode, no entanto, confecionar-se o rancho com grão de bico apenas, além das carnes habituais (vitela, pé de porco, chouriço, etc.), juntando couve. Acrescentando apenas umas boas rodelas de bom chouriço, reduzindo o preço de custo, come-se muito bem e com gosto.
O grão de bico possui também ómega 3, prevenindo assim as doenças cardiovasculares. Sendo rico em fibras, proporciona facilmente uma sensação de saciedade.

Obs* Aos fins de semana, raramente me escapa um prato igual ao da imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário