Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Trás-os-Montes precisa de mais universidades seniores para responder ao envelhecimento da população
Há cada vez mais, mas ainda faltam muitas universidade seniores em Trás-os-Montes. Apesar da região ter uma população envelhecida, é difícil encontrar "massa crítica" que leve por diante esses projetos.
O alerta é de Luís Jacob, presidente da Rutis - Associação Rede de Universidades da Terceira Idade, sublinhando o muito trabalho que ainda é preciso fazer na região, onde há uma elevada percentagem de população idosa, sendo que muitas dessas pessoas vivem sozinhas. "É onde as universidades seniores fazem mais falta, mas a população está muito espalhada e falta massa crítica para levar esses projetos para a frente", insiste Luís Jacob.
"A maior parte das que existem estão ligadas às câmaras", referiu. Também instituições como os Rotary têm vindo a fomentar a criação de universidades seniores na região transmontana.
"As pessoas precisam de sentir-se úteis, queremos que saiam de casa, pô-las a fazer alguma atividade intelectual", diz Luís Jacob. No país, há 230 universidades seniores registadas na Rutis - é preciso ter estrutura e dimensão (mais de 50 alunos) para garantir essa categoria. A maior parte das que existem em Trás-os-Montes são muito pequenas.
A situação de crise que se arrasta sem fim à vista é mais um obstáculo para quem ambiciona concretizar projetos do género, que sobrevivem à custa do voluntariado, de parcerias e das quotas que os alunos pagam.
in:jn.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário