Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 14 de abril de 2013

Vai uma boa Alheira!


Mirandelense que se preze aprecia alheiras. Mas, há quem persiga uma boa alheira, como milhafre persegue a presa. Às vezes, na conversa, consigo a confirmação do que o grelhador me diz: - as alheiras têm demasiada gordura. Outrora a alimentação do camponês trasmontano era parca e sem grandes mimos e o trabalho muito e árduo, pelo que ingerir um pouco de banha servia de (combustível) reserva para a duríssima faina agrícola. Hoje, a maioria pouco trabalho braçal executa, não necessitando de tamanha quantidade de gordura. Por isso, nasceu a qualidade de alheira «especial», isto é, feita só com azeite. Só que a maioria deita um pouco de azeite e muita banha, por esta ser muito barata.
Foi com algum desencanto que ouvi, indirectamente, da boca de um bom produtor que as alheiras de um concorrente tinham mais banha do que as dele. Sem querer confessou-me a verdade.  Aliás, as dele deixam uma poça de gordura (banha) no grelhador, se, ao grelhar, as for furando com uma agulha fina. Fico na dúvida onde encontrar uma boa alheira, por mais que se apregoem nalgumas feiras do fumeiro. Em Mirandela podia-se dar um passo maior na promoção da qualidade, se houvesse um concurso de alheiras, com prova cega, na Feira da Alheira.

Por: Jorge Lage
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário