quinta-feira, 10 de abril de 2014

Um exemplo de auto-sustentabilidade e florescimento

A Santa Casa da Misericórdia é a entidade particular com maior taxa de empregabilidade do concelho de Macedo de Cavaleiros.
A instituição social conta no seu quadro de pessoal com cerca de 135 colaboradores.
No seu leque de produção própria possui grandes extensões de vinha, estufas para cultivo de produtos hortofrutícolas e também o gado está incluído na malha da sustentabilidade da Santa Casa da Misericórdia.
O provedor, Castanheira Pinto frisa que a inclusão social e o combate à pobreza são os tentáculos que afirmam o trabalho da instituição.
“O fator empreendedorismo versus sustentabilidade, aliados à nossa força, dos nossos colaboradores e ativos humanos, faz da Santa Casa, a entidade particular com maior taxa de empregabilidade do concelho. Temos um quadro de pessoal de 135 colaboradores, revela, Castanheira Pinto.
O investimento engloba cozinha, manutenção de equipamentos, apoios técnicos, formações, etc, mais de oito milhões de euros. Investimentos com parceiros, subsídios e acordos de cooperação representam mais de 20 milhões de euros.
Produção própria anual: 35 mil quilos de batatas, 20 mil litros de vinho, 50 mil quilos de azeitona, 7 mil quilos de produtos hortícolas e frutícolas e ainda os rebanhos de ovelhas”, enumera o responsável da Misericórdia.
Castanheira Pinto que é também presidente da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social do distrito de Bragança enfatiza a importância do associativismo e do trabalho em parceria que tem vindo a desenvolver.
O provedor dá como exemplo a Fundação Félix Chomé, do Luxemburgo, que financiou a edificação do Lar do Lombo.
“O maior fruto das parcerias foi a obtenção do financiamento integral do Lar do Lombo, pela Fundação Félix Chomé, no valor de 2,5 milhões de euros.
A única contrapartida é a prioridade de admissão deva ser atribuída aos portugueses emigrantes no Luxemburgo”, frisa o provedor.
O provedor da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, Castanheira Pinto enumera algumas das boas práticas de sustentabilidade que a Santa Casa tem vindo a incrementar.
Algumas delas merecedoras de galardões de ouro.
“A propriedade é composta por varias plantações de vinha, hortas, um rebanho com mais de 200 cabeças. Adega para a realização de todos os circuitos de engarrafamento e produção de vinho, com reconhecimentos mundiais e vários prémios conquistados.
Duas medalhas de ouro com o vinho Quinta do Lombo, tinto 2003 e espumante branco de 2004”, são algumas das distinções que os produtos da Santa Casa têm recebido ao longo dos anos.
A Santa Casa da Misericórdia está na linha da frente do empreendedorismo e lidera no que respeita à taxa de empregabilidade do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário