No Centro Interpretativo do Mundo Rural vai poder ser visto o ciclo do trigo, do milho, do centeio e outros conteúdos didácticos e pedagógicos.
A autarquia de Mogadouro avança com a criação de um Centro Interpretativo do Mundo Rural (CIMR), para permitir aos alunos um melhor conhecimento das tradições agrícolas nordestinas.
A obra a edificar no Parque Urbano da Ribeiro do Juncal, já em construção, representa um investimento de cerca de 900 mil euros.
"Com o CIMR, queremos colocar Mogadouro nas rotas das visitas de estudo dos alunos das escolas de vários pontos da região e do país", refere à Renascença o vice-presidente da Câmara, Evaristo Neves.
O novo equipamento será dotado de uma forte componente multimédia, o que permitirá, com o recurso às novas tecnologias, fazer do espaço dedicado às tradições do mundo rural “uma referência no seio da comunidade escolar”.
"O conteúdo poderá ser alterado ciclicamente, o que é uma vantagem para quem visite o espaço”, frisa Evaristo Neves, dando como exemplo do que poderá ser visto: o ciclo do trigo, do milho, do centeio e outros conteúdos que sejam didáticos e pedagógicos”.
O novo centro vai ter a orientação técnica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), entidade com a qual o município já estabeleceu um protocolo.
O futuro Centro Interpretativo do Mundo Rural ficará situado no parque urbano do Juncal que vai custar 1,3 milhões de euros. Será, ao mesmo tempo, a porta de entrada sul na Rota da Terra Fria que engloba, para além do concelho de Mogadouro, os de Miranda do Douro, Vimioso, Bragança e Vinhais.
Olimpia Mairos
Rádio Renascença
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário