Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

FREIXO DE ESPADA À CINTA: CONCELHO À CONQUISTA DO MERCADO TURÍSTICO DE SALAMANCA

O concelho raiano de Freixo de Espada à Cinta está a desenvolver estratégias destinadas a atrair os vizinhos espanhóis para a descoberta de um território que aposta na sua história, na gastronomia e nas belezas naturais. 
Do outro lado do rio Douro, a escassos sete quilómetros da sede de concelho, está o potencial mercado da província de Salamanca, que segundo números do Instituto de Estatística espanhol, tem cerca de 432 mil habitantes, que Freixo de Espada à Cinta quer cativar.
"O nosso concelho tem que ir ao encontro do mercado do turismo espanhol: está próximo e tem gente que gosta de circular. Tem também a proximidade geográfica, que poderá potenciar uma estratégica económica para o nosso território", explicou a autarca de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas.
Nos últimos nove meses, a Câmara de Freixo de Espada à Cinta tem apostado em certames de forma a "rentabilizar a lei da oferta e da procura", destacando iniciativas como o Sopas e Merendas, Feira Transfronteiriça do Douro e Águeda e as Jornadas do Bacalhau.
E, apesar de o turismo gastronómico e os produtos endógenos serem "grandes embaixadores da região", a autarca refere que "é preciso ir mais além do cliché que liga os escritores Guerra Junqueiro a Miguel Unamuno", um referencial na literatura ibérica.
"Em Salamanca já se fala de Freixo de Espada à Cinta, o que prova que o trabalho a ser desenvolvido mostra boas consequências na promoção do território", acrescenta Maria do Céu Quintas.
Nas ruas da vila mais manuelina de Portugal já é possível ouvir falar com regularidade o castelhano, com os espanhóis a renderem-se aos produtos reginais e, claro, ao bacalhau.
"Venho de um povoado próximo de Salamanca para comer bacalhau. É um prato que aprecio e aqui tem outro sabor", diz, à saída de um restaurante da vila, a turista espanhola Conchita Hernandéz.
Há, entretanto, outros motivos de atração como a praia fluvial da Congida e os passeios nas embarcações propriedade da sociedade luso-espanhola Congida-La Barca, que junta os municípios de Freixo de Espada à Cinta e Vilvestre.
Segundo números avançadas pelo município de Freixo de Espada à Cinta, só no período compreendido entre fevereiro e maio já viajaram naquelas embarcações cerca de 1.100 pessoas, "na sua esmagadora maioria espanhóis".
Municípios fronteiriços como Vilvestre, Barruecopardo, Hinojosa del Duero ou Vitugudino são algumas da localidades com quem o concelho nordestino mantém relações de proximidade, permitindo assim um melhor acesso ao "apetecível mercado" turístico da região de Salamanca.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário