Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 14 de agosto de 2018

Anunciado o prémio Mestre José Rodrigues na extensão da Bienal de Cerveira a Alfândega da Fé

"XX Artistas na Casa"  foi inaugurada no sábado e vai estar patente até ao dia 14 e Outubro.
Vai ser criado o Prémio Mestre José Rodrigues, o anúncio foi feito na inauguração da exposição colectiva "XX Artistas na Casa", com o nome do mestre, numa extensão da Bienal Internacional de Arte de Cerveira à vila transmontana de Alfândega da Fé. O objectivo do prémio é incentivar artistas nacionais e transmontanos, como destaca Berta Nunes, a presidente do município de Alfandega da Fé.

“No ano que não houver a Bienal vamos promover o prémio Mestre José Rodrigues para incentivar artistas para puderem ter a visibilidade que o nome do mestre dá. No entanto, o prémio ainda não está decidido, mas oportunamente serão dadas informações em como ele funcionará”, explicou a autarca de Alfândega da Fé.

O prémio vai ser lançado para o ano, no espaço temporal de paragem da Bienal de Cerveira, como adianta Ana Duque, técnica responsável de Cultura do Município de Alfandega da Fé.

“Para o ano vamos lançar um prémio de arte pública com o objectivo de perceber e despoletar que tipo de manifestação artísticas nós temos em Alfândega da Fé. Queremos incentivar artistas locais a darem a sua abordagem. Vamos fazê-lo para o ano, porque a Bienal de Cerveira decorre de dois em dois anos e como no próximo ano, não terá nenhuma edição, vamos lançar o prémio”, destacou Ana Duque.

Na inauguração da exposição colectiva "XX Artistas na Casa", esteve presente a filha do Mestre, Ágata Rodrigues e também curadora da mostra. Referiu que o mais importante é que o público conheça o artista, o humanista e que o seu nome não seja esquecido: “Não queremos que o nome dele seja esquecido. E não é só o nome dele e a obra, é também esta filosofia de vida e a maneira como encarava a arte. Não é só o facto de as obras dele apresentarem qualidade. Isso é muito pouco para dizer de um artista. O meu pai era um homem muito comunicativo, dinâmico e social. É esse lado que queremos passar às pessoas de um ser humanista e que acima de tudo gostava que as pessoas se interrelacionassem”, disse Ágata Rodrigues.

O mestre José Rodrigues foi um dos fundadores da Bienal Internacional de Arte de Cerveira. Nasceu em Angola, mas viveu na vila transmontana de Alfândega da Fé. A exposição colectiva "XX Artistas na Casa" acolhe artistas e amigos do escultor, com diversas serigrafias, desenhos, pinturas, fotografias e esculturas. A mostra vai estar patente até 14 de Outubro.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário