sexta-feira, 24 de agosto de 2018

O "coração" de Vila Flor vai ser alvo de requalificação

Vila Flor vai investir mais de um milhão de euros na requalificação do "coração" da vila.
As alterações urbanísticas de modernização, que serão feitas na Praça da República, pretendem dinamizar o comércio instalado nesta zona. Além disso, vai ser criado um espaço dedicado às artes.

O edifício do "Encontro das Artes" vai partir da recuperação de uma habitação, sendo a patrona deste espaço a vilaflorense Graça Morais, conforme explica o presidente da câmara de Vila Flor, Fernando Barros. "Nós vamos fazer uma requalificação de uma habitação para o 'Encontro das Artes' de Graça Morais que vai começar agora em Setembro, já tem visto do Tribunal de Contas e já está adjudicado, já está o contracto assinado. Está em concurso público a requalificação total da Praça da República, um espaço que já não é intervencionado há cerca de 80 anos, a rede de saneamentos, a rede de águas fluviais, a rede eléctrica, telecomunicações, a iluminação e espaços e passeios", explicou.

Uma intervenção que aposta na cultura e ao mesmo na economia do concelho, cuja base está em fundos provenientes do Plano de Acção de Regeneração Urbana - o PARU, do Programa Norte 2020. "É uma obra que é financiada pelo Norte 2020 e por um apoio da EDP. A Praça da República é uma obra de cerca de 650 mil euros, não sabemos bem ainda o montante porque está em concurso", disse.

Fernando Barros salienta ainda os 600 hectares de regadio em Freixiel e Vieiro. "Nós já temos um regadio com três mil héctares no Vale da Vilariça e agora vamos ter mais 600 héctares de regadio na freguesia de Freixiel e em Vieiro. 400 héctares em Freixiel e cerca de 200 em Vieiro. Foi-nos aprovado no PDR 2020 com 10,17 milhões de euros. Deixa de ser uma miragem e passa a ser uma realidade. Vai fazer com que todos os agricultores da zona de Freixiel e do Vieiro tenham mais condições para vingar", confirmou.

O projecto que irá dar vida ao "Encontro das Artes" já obteve o visto prévio do Tribunal de Contas e seré destinado à pintura, cinema, música, literatura e escrita.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário