Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Quebra de 25 a 50% na produção nacional de batata

Foi um ano difícil para a produção da batata com uma descida entre 25% a 50%. 
A quebra de produção está relacionada sobretudo com as alterações climáticas. O país está longe de ser auto-suficiente nesta cultura, uma vez que consome o dobro do que produz.
António Gomes, da Associação da Batata de Portugal destaca que o problema reside nas condições meteorológicas, não favoráveis. "Este ano, foi um ano, claramente difícil. As condições meteorológicas foram muito diversas e muito contraditórias em relação aos outros anos e realmente tivemos algumas quebras entre 25 a 30%, talvez em alguns casos até superior, chegando a só se produzir metade do habitual", explicou António Gomes.

Para além da quebra de produção, também preocupa o engenheiro, a praga da batata da Guatemala, que afectou já 33 municípios da Galiza. "Desde há muitos meses que temos vindo a alertar o Ministério da Agricultura para este facto e daí já surgiu um plano de contenção da própria praga e também um plano de monitorização, vermos se a praga entra ou não entra em Portugal. É uma praga muito complicada. Está a dar muitas dores de cabeça aos nossos vizinhos da Galiza", referiu.

O mercado deste produto tem evoluído nos últimos anos, segundo António Gomes. "O mercado tem vindo a evoluir muito. Enquanto há uma década atrás, o mercado da venda tradicional, quer em mercados, quer mercados abastecedores, quer grossistas, era muito forte, nos últimos anos a venda a retalho tem vindo a crescer. Por outro lado, a área da transformação da batata cada vez mais está a evoluir", disse ainda.

O povo português consome mais de 900 mil toneladas, produz apenas 500 mil e ainda exporta 100 mil toneladas.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário