Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de abril de 2024

Quatro municípios do distrito integram Caminho de Santiago Leon de Rosmithal

 Vila Flor, Mirandela, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo integram agora a rota Leon de Rosmithal dos Caminhos de Santiago


Este percurso atravessa a região Norte de Portugal, e consiste no percurso feito por Leon de Rosmithal em 1465 até ao túmulo do apóstolo Santiago Maior.

12 municípios assinaram o protocolo de cooperação, quatro do distrito de Bragança. Em Vila Flor, a rota tem 29 km e passa por várias freguesias. “Inicia o seu percurso na freguesia do Nabo e atravessa a União das Freguesias do Nabo e Vila Flor, atravessa Samões e a freguesia de Freixiel, potenciando a visitação dos concelhos que são atravessados pelo caminho”, adiantou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Lima.

Já em Mirandela, o percurso passa pelas localidades de Abreiro e Milhas, num troço de 12 Km. O vereador da câmara, Vítor Correia, não tem dúvidas de que a peregrinação vai dinamizar estas localidades e até impulsionar a construção de alojamentos. “Vai fazer com que algumas casas que estão ainda por reabilitar possam ser reabilitadas sob o ponto de vista de oferta aos peregrinos no que diz respeito a albergues. Fica aberta a iniciativa a privados e a junta de freguesia,”, frisou.

A presidente da Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago, Ana Rita Dias, disse estar a ser desenvolvido um trabalho de certificação dos percursos. “Há uma série de caminhos que estão a ser trabalhados para a certificação. Recentemente também foi apresentado o projecto da marcação e sinalização do Caminho de Santiago de Leon de Roshmithal, que também está a começar", avançou.

O Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal tem uma extensão de 230 Km e integra 12 municípios, entre eles Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor e Mirandela. O protocolo de cooperação foi assinado no passado dia 20.

Escrito por Brigantia
Foto: Município Vila Flor
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário