quinta-feira, 9 de maio de 2024

Jogos Tradicionais juntam cada vez mais adeptos e o encontro anual atraiu cerca de 300 pessoas

 Raiola, Malha, Relha, Ferro, Fito e Paus; Tração à Corda. Pode parecer um qualquer código secreto usado em operações militares mas trata-se, tão só, de nomes de jogos tradicionais, que corriam o risco de cair no esquecimento dos mais novos, mas que têm sido recuperados no Nordeste Transmontano.


O dia 01 de maio tem sido, por tradição, o escolhido para a realização de um encontro concelhio, que este ano decorreu na aldeia de Babe e juntou quase 300 participantes, de todas as idades.

Espalhados por diversas zonas previamente definidas no antigo campo de jogos de Babe, não faltou animação apesar do ar frio que cortava a paisagem.

“A participação é sempre muito grande e isso deve-se a vários fatores. Primeiro porque os jogos tradicionais, na nossa região, são uma marca. É a passagem de tradições de geração em geração. A nossa identidade, a nossa cultura também estão nos jogos tradicionais. É um dia de paz, alegria e grande satisfação. É sempre importante transmitir para as gerações vindouras aquilo que os nossos antepassados nos transmitiram a nós”, frisou Paulo Xavier, presidente da Câmara de Bragança.

Este encontro vai já na 23.ª edição e foi dos mais participados.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário