Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Miranda do Douro reviveu Guerra do Mirandum durante o fim-de-semana

 Este fim-de-semana, Miranda do Douro reviveu um dos momentos mais dramáticos da sua história: a invasão pelo exército franco-espanhol em 1762


A recriação da Guerra do Mirandum, que teve lugar pela primeira vez no ano passado, voltou a encher as ruas da cidade de vida, cor e história, proporcionando uma viagem ao passado que honra a memória dos que viveram este episódio trágico.

Helena Barril, presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, explica que a recriação daquele marco negativo na história serve para homenagear o cariz e resiliência do povo mirandês. “Quisemos pegar neste episódio da história, muito demonstrativo do cariz do povo mirandês, que demonstra um povo resiliente, forte, que soube superar essas dificuldades e que se reergueu despois desse episódio e é uma forma de homenagear quem passou por esses momentos e, sobretudo, enaltecer o espírito do povo mirandês”, disse.

O ano passado, centenas de pessoas, incluindo muitos visitantes espanhóis, assistiram ao evento e este ano a autarquia fala de “uma explosão de turistas”.

Para muitos, foi até a primeira vez que visitaram a cidade mirandesa. “É a primeira vez que venho a Miranda do Douro e curiosamente até coincidiu com esta festa. Acho toda a recriação e a envolvência muito interessante”, disse a visitante Sara Carvalho.

Miúdos e graúdos participaram na recriação, seja através de uma representação ou através dos saberes ancestrais que até hoje perduram, de forma a tornarem o cenário envolvente da cidade mais medieval. “Estou a representar o trabalhado de fiadeira com a lã das minhas próprias ovelhas. É importante estarmos aqui, porque de facto este era um trabalho muito usual aqui na região na época que estamos a representar”, contou Celina Fernandes, uma das participantes.

Miranda do Douro reviveu um dos momentos mais dramáticos da sua história, com a recriação da Guerra do Mirandum pelo segundo ano consecutivo.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário