Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

OS FIDALGOS - MOIMENTA

 ANTÓNIO JOSÉ GONÇALVES, da Moimenta, concelho de Vinhais, obteve em 1790 licença para oratório particular nas suas casas de moradia onde se pudesse celebrar missa. Esta concessão era extensiva também a seu tio João Gonçalves, reitor de Tinhela e natural da Moimenta (340).


Família Gil Lamadeita

1º JOÃO GIL LAMADEITA RODRIGUES SALGADO LOUSADA, natural da Moimenta e administrador de um opulento morgadio.
Era fiiho de Francisco Gil Lamadeita, administrador do mesmo morgadio, e de D. Maria Josefa Salgado Lousada, natural de Vila Nova da Serra, jurisdição de Puebla de Sanabria, reino de Castela.
Neto paterno de Domingos Gil Lamadeita.
Bisneto paterno de Estêvão Lamadeita, filho de Bartolomeu Lamadeita, natural de Requeixo, jurisdição de Puebla de Sanabria, donde passou para Portugal, filho de Estêvão Lamadeita, natural do mesmo lugar.
Neto materno de D. Francisco Rodrigues de Lousada e de D. Maria Josefa Salgado.
Bisneto materno de outro Francisco Rodrigues de Lousada, filho de outro do mesmo nome, e de D. Catarina Lousada.
Teve por brasão de armas um escudo esquartelado: no primeiro as armas dos Lamadeitas; no segundo as dos Lousadas; no terceiro as dos Salgados e no quarto as dos Castros.
Foi-lhe passado este brasão a 5 de Fevereiro de 1771 e registado no Cartório da Nobreza, livro I, fol. 144(341).
Encontra-se em Bragança, na posse da família Figueiredo (Padre Francisco de) um códice iluminado contendo o brasão de armas de João Gil Lamadeita Rodrigues e a respectiva carta. Este códice esteve na exposição de arte que se fez em Bragança em 29 de Agosto de 1924, promovida pelo devotado regionalista e grande crítico de arte Dr. Raul Manuel Teixeira, juiz de direito na Carrazeda em Ansiães.
2º D. RITA JOANA CLÁUDIA, da Moimenta, filha de Francisco Gil e de D. Teresa Gil, noviciou no convento de S. Bento de Bragança em 1787(342).
3º FRANCISCO GIL LAMADEITA, escritor e abade de Meixedo, onde faleceu em 1739, pertencia a esta família e a ele nos referiremos no volume consagrado aos escritores.
A família Gil Lamadeita está hoje representada pelas duas irmãs:
4º D. ARMINDA PINTO COELHO DE ATAÍDE, viúva de Carlos Augusto de Figueiredo Sarmento, a quem nos referimos em Bragança – Figueiredos, nasceu em Murça, a 12 de Junho de 1871, onde seu pai era delegado.
5º D. ERMELINDA VIRGÍNIA PINTO COELHO DE ATAÍDE, nasceu em Murça, a 10 de Janeiro de 1875. Solteira.
São filhas de Francisco Pinto Coelho de Ataíde (343), natural da Moimenta, que faleceu sendo delegado do procurador régio em Chaves, em 1881, com quarenta e nove anos de idade, e de D. Ermelinda Virgínia de Sousa Figueiredo, natural de Rio de Fornos, concelho de Vinhais.
Netas de Joaquim de Castro Pinto de Ataíde, juiz dos órfãos de Monforte do Alentejo, em Novembro de 1819 e corregedor em Bragança, por despacho de 3 de Setembro de 1827. Era natural de Basto, diocese de Braga, filho de José Bernardo de Castro e de D. Perpétua Pinto Coelho de Ataíde. Pertence a esta família o célebre advogado e escritor Domingos Pinto Coelho, que tanto se tem notabilizado nos tribunais de Lisboa e na imprensa.
Tendo ficado órfã a herdeira única do opulento morgadio da Moimenta durante a corregedoria de Pinto de Ataíde em Bragança, que como tal superintendia no inventário, este casou com ela.
Bisnetas de Francisco Gil de Lamadeita e Castro, que nasceu em 1777 e em 1823 era tenente-coronel.
Terceiras netas de João Lamadeita Salgado (1º, atrás citado), capitão das ordenanças, por carta régia de 2 de Março de 1788.
Em 29 de Maio de 1767 José Álvares Teixeira, abade de Sobreiro, concelho de Vinhais, fez doação de bens a sua irmã D. Teresa Maria de Jesus para casar com João Gil Lamadeita (344).
----------
(340) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(341) SANCHES DE BAENA – Arquivo Heráldico Genealógico, p. 293.
(342) Museu Regional de Bragança, maço Freiras de S. Bento.
(343) Ver o volume I, p. 223, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
(344) Documentos existentes em poder da família Ataíde da Moimenta.
O apelido Lamadeita vem de uma povoação assim chamada, na raia da Galiza, freguesia de Verrande, que enfrenta com Vilar Seco de Lomba, no concelho de Vinhais.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário