Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Escolas de Fronteira encerraram ano letivo em Bragança

 O Projeto Escolas Billingues e Interculturais de Fronteira (PEBIF), coordenado pela Organização de Estados Ibero-Americanos (OEI), alcançou no ano letivo 2024/2025, mais de 2300 estudantes e 120 docentes, de 51 escolas, nomeadamente 26 portuguesas e 25 espanholas.


Ana Paula Laborinho, diretora-geral de Multilinguismo da OEI, referiu que nestes cinco anos de vida do projeto, se tem procurado “inovar neste projeto”, encontrando novas formas de o fazer chegar e adaptar aos territórios. Javier Magdaleno, da Consejeria de Educación de Castilla y Léon, acrescentou que este é “um projeto que se reinventa a cada ano.” Francisco Amaya, conselheiro de Educação da Embaixada de Espanha em Portugal, salientou, na sessão de abertura do encontro, o aumento do número de escolas envolvidas no PEBIF.

Atualmente estão estabelecidos 13 pares de escolas compostos por 51 centros educativos que alcançam 2306 alunos e 120 docentes. No primeiro ano, apenas existiam 16 escolas.

Autoridades presentes no encontro destacam a constante renovação do projeto e a sua importância na construção de uma cidadania inclusiva.

Cerca de 100 professores apresentaram atividades desenvolvidas nos territórios transfronteiriços entre Portugal e Espanha durante o encerramento do ano letivo das Escolas de Fronteira, que teve lugar em Bragança na quinta e na sexta-feira 5 e, 6 de junho.

Ao longo de duas sessões, docentes participantes do PEBIF apresentaram e expuseram trabalhos criados com alunos e alunas dos territórios da raia. Sublinharam o desafio que é “superar distâncias geográficas, diferentes idiomas e sistemas educativos diferentes” com o objetivo de que as “crianças vejam, mas sobretudo sintam que as diferenças nos unem.”

Os docentes mostraram que não se trata de mais um projeto, mas de uma abordagem transversal a todo o currículo que envolve toda a comunidade educativa, incluindo as famílias.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário