Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de julho de 2025

A. M. Pires Cabral vence Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa

O livro Na morte de Erato (editado pela Tinta-da-china) recebeu o prémio de poesia da Associação Portuguesa de Escritores por unanimidade.

O escritor A. M. Pires Cabral Paulo Pimenta

O escritor A. M. Pires Cabral venceu o Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa da Associação Portuguesa de Escritores (APE) pelo livro Na morte de Erato (editado pela Tinta-da-China), anunciou esta terça-feira a organização.

O júri, constituído por Helena Buescu, José Cândido Oliveira Martins e Ana Isabel Soares, atribuiu o prémio por unanimidade e em primeira ronda, saudando "a coragem de recuperar uma certa poesia de pensamento sem o desvio melancólico da nostalgia, num discurso elegante e digno da obra do autor".

"O diálogo que o poeta estabelece com a musa moribunda, Erato, desenvolve-se como entre operários iguais do verbo poético, igualmente hábeis no manejo das suas diferenças. Trata-se de uma elegia despojada de tristeza ou saudosismo, que articula com destreza passos coloquiais com a elevação do verbo clássico", refere o júri na fundamentação.

O poeta e ficcionista A. M. Pires Cabral nasceu em Chacim, Macedo de Cavaleiros, em 1941, licenciou-se em Filologia Germânica, foi professor e animador cultural, responsável pela participação de Vila Real no Projecto 5.2 do Conselho da Europa ("Políticas Culturais nas Cidades") e co-organizador das Jornadas Camilianas de Vila Real.

Vencedor de diversos prémios literários, A. M. Pires Cabral publicou, na área da ficção, oito livros de contos e seis romances, enquanto na área da poesia, na qual se estreou em 1974, publicou até hoje 20 títulos.

O Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa, no valor de 12.500 euros, instituído pela APE e patrocinado pela Câmara Municipal de Faro e pela Fundação Millennium BCP destina-se a galardoar anualmente uma obra de poesia, em português, publicada integralmente e em primeira edição.

O Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa foi instituído em 2023 e, na sua primeira edição, que decorreu no ano passado, distinguiu o poeta João Luís Barreto Guimarães.

Sem comentários:

Enviar um comentário