Por: Fernando Calado
(Colaborador do Memórias...e outras coisas...)
(Colaborador do Memórias...e outras coisas...)
"....É preciso recordar...as memórias não podem esmorecer...muitos se lembram dos horrores da polícia de estado...da guerra...do martírio...do pensamento amordaçado...muitos se lembram dos pobres andrajosos ...dos que deambulavam pelos povoados...da fome...dos sombreireiros, dos amoladores, dos peneireiros, das famílias que repartiam uma sardinha para três pessoas, dos trabalhadores que mendigavam uma jeira por uma côdea de pão...da saúde e educação somente para minorias abastadas...dos pobres que estendiam a mão à caridade...dos idosos sem pensão...do país sem Serviço Nacional de Saúde....da fome de imensas famílias...do mourejar de sol a sol amanhando a terra...das mulheres obedientes e domésticas sem direito a voto...das eleições de partido único...do assassinato de Humberto Delgado...muitos se lembram!!!
(Fernando Calado - O Canto do Cisne
Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança.
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.


Sem comentários:
Enviar um comentário