Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Assinatura do protocolo para o estudo de ferrovia Porto-Zamora via Bragança está agendada para dia 23 de julho

 Estudo do traçado custará cerca de 1.5 milhões de euros 


O presidente da Comunidade Intermunicipal - Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima, anunciou, ontem, que dia 23 de julho, a CCDR Norte, a CIM, o ministro das infraestruturas, Miguel Pinto Luz, a Infraestruturas de Portugal e representantes do lado espanhol vão se reunir e assinar o protocolo que dará luz verde ao estudo do corredor ferroviário Porto-Zamora e que passará pela região.

“Este protocolo é o primeiro passo para que tenhamos um estudo dos traçados possíveis, para que se façam escolhas e para determinar, em breve, o trecho e passar para o projeto de execução”, disse.

Pedro Lima reconhece que este tem sido um processo longo e de financiamento pesado mas destaca que este investimento, estimado no valor total de 5.5 milhões de euros, “é o melhor para a região e para o país”.

O Presidente da CIM acredita que a ferrovia no norte de Portugal é uma preocupação europeia e que este protocolo é mais um passo que vai permitir desbloquear sub-regiões. O autarca acredita que este projeto é “estruturante, não só para Trás-os-Montes, mas também para toda a região norte”.

Pedro Lima acredita que este estudo do traçado, no valor de 1.5 milhões de euros, é importante uma vez que não pode apresentar problemas de planeamento.

“O estudo de corredor vai estudar as diversas opções que existem para depois haver uma decisão política sobre qual é que vai ser adotada para seguir para a fase de projeto de execução. Tem que ser um estudo ponderado, realista e possível”, frisou.

Os prazos para a finalização deste estudo ainda não foram definidos. No final da cimeira luso-espanhola, que aconteceu em outubro em Faro, o Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou que a ligação ferroviária Porto-Zamora está em estudo e será aprofundada nos próximos anos, entrando na lista de investimentos a coordenar com Espanha. O Plano Ferroviário Nacional, aprovado em abril, determinou à Infraestruturas de Portugal a avaliação de investimento ferroviários prioritários entre Bragança-Zamora, Aveiro-Salamanca e entre Faro e Huelva.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário