Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bragança e Vila Real foram dos distritos mais afectados pelos incêndios

Metade dos quase 70.200 hectares de floresta e mato ardidos este ano, até 31 de Outubro, concentra-se nos distritos de Vila Real, Guarda e Bragança. Segundo os dados provisórios da Autoridade Florestal Nacional, a área ardida desceu este ano para metade em relação a 2010, mas os incêndios aumentaram cerca de 15 por cento.
Para esse facto contribuíram os fogos registados em Outubro.

Com 2075 fogos e fogachos e quase 13 mil hectares de área ardida, o distrito de Vila Real ocupa o primeiro lugar dos incêndios florestais deste ano em todo o país, até 31 de Outubro.
No distrito de Bragança, quase um milhar de incêndios, pequenos e grandes, destruíram quase 10.600 hectares.

Na área vila-realense registou-se a maior ocorrência de Trás-os-Montes e Alto Douro. No dia 19 de Agosto, um incêndio em Ardãos (Boticas) destruiu uma área de quase 1600 hectares de mato e floresta. Próximo dos 950 hectares reduzidos a cinzas ficou a ocorrência de Alvarelhos (Valpaços), no dia 10 de Outubro.
No distrito brigantino, a 26 de Julho começou o fogo que arrasou cerca de 1500 hectares na zona de Carviçais (Torre de Moncorvo). Foi neste concelho que se registou, em 15 de Agosto, o segundo maior sinistro do distrito e que queimou quase 1300 hectares em Cabeça Boa.

Em termos nacionais, o relatório provisório de incêndios da Autoridade Florestal Nacional indica que entre 1 de Janeiro e 31 de Outubro arderam quase 70.200 hectares de florestas e mato, menos cerca de 63.000 hectares do que no mesmo período do ano passado, quando a área ardida se situou nos 133 mil hectares.
O calor registado no passo mês de Outubro contribuiu para agravar a contabilidade dos incêndios deste ano, registando este mês 31% do total de ocorrências registadas desde Janeiro e cerca de 35% do total de área ardida.
Escrito por CIR

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário