Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
sábado, 26 de novembro de 2011
“À Manhã” estreia no Sábado
Estreia a 26 de Novembro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, a peça “À Manhã”, que a Filandorra-Teatro do Nordeste criou em residência artística no concelho de Alfândega da Fé.
Trata-se de uma co-produção com o Município de Alfândega da Fé, numa tentativa clara de chamar a atenção para o problema do envelhecimento e desertificação do interior do país, a partir da obra “À Manhã”de José Luís Peixoto.
Ao longo de cerca de 2 meses, a companhia percorreu o concelho num contacto directo com os idosos, com o seu modo de vida, o seu linguajar próprio isto num processo dinâmico para a construção de personagens e de todo o ambiente cénico que servirá de base ao espectáculo. O resultado é uma obra adaptada à realidade local, com a qual os Alfandeguenses, em especial os mais velhos, se identifiquem, mas que também possa servir como um alerta para os problemas sentidos pelos idosos num concelho rural e do interior do país.
Daí que a antestreia, que acontece a 25 de Novembro (15.30h e 21.30h), vá ter como espectadores idosos não só de Alfândega da Fé, mas também de outros concelhos vizinhos. O mesmo se passando ao longo de todo o fim-de-semana com sessões programadas para este público.
Recorde-se que Alfândega da Fé faz parte da Rede Mundial de Cidades Amigas dos Idosos, um grupo de localidades preocupadas com o envelhecimento da população e que em conjunto traçam metas e desenvolvem projectos para proporcionar aos cidadãos um envelhecimento, participativo, activo e com qualidade.
Esta foi uma das razões que levou a companhia a escolher esta localidade para a Estreia Nacional de “À Manhã”, isto a aliar ao facto de o Município ter sido o último a aderir à Rede de Curta Permanência da Filandorra, e onde está a ser executado com assinalável êxito o programa protocolado, nomeadamente a apresentação de espectáculos para a comunidade e a criação da Escola Municipal de Teatro, pela qual a Companhia é pedagógica e artisticamente responsável.
“À Manhã”é a 56ª produção da companhia e vai ser apresentada no âmbito das comemorações dos 25 anos de actividade ininterrupta desta formação teatral transmontana. AEstreia Nacional acontece a 26 de Novembro, pelas 21.30h, na Galaria de Exposições da Casa da Cultura Alfandeguense . O local foi transformado numa sala de espectáculos, com a plateia a circundar uma leira de terra onde se vai desenvolver toda a acção.
in:http://noticiasdonordesteultimas.blogspot.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário