Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 21 de abril de 2013

Bragança - ‘A Cidade’ de Olga Roriz no Teatro Municipal


A Companhia de Dança Olga Roriz apresentou este Sábado no Teatro Municipal de Bragança o seu último espectáculo ‘A Cidade’. 
Trata-se de uma peça de dança dada a conhecer recentemente no Brasil e que está agora a começar a sua tournée em Portugal. Esta é uma cidade de solidão, de pessoas que se cruzam e nunca se tocam. Será a cidade de cada um dos intervenientes na peça, mas também a cidade que cada um dos nós vê ou imagina. Um espetáculo sem palavras, que coreografa a rotina dos que cruzam as ruas da cidade, ‘l’homme machine’ que olha sem ver de tanta é pressa. Esta é uma cidade em qualquer lugar do mundo. Um palco do tempo cronometrado ao segundo, são voltas e voltas por querer sempre mais.
Olga Roriz contou esta tarde ao Mensageiro de Bragança que não foi fácil chegar à peça final, porque a ideia inicial “era mergulhar sobre algo que não sabia que tinha a ver com a cidade”, explicou. A ‘Cidade’ não se limita a ser um espectáculo, é uma dramatização para fazer pensar, que sem palavras oferece todas as possibilidades. Aqui é o corpo fala “e diz sempre a verdade e pode dizer muito sobre o que vai cá dentro”, sublinha Olga Roriz.
A coreografa procurou fugir do óbvio e ir mais além do que é normalmente associado à cidade. “Quisemos fugir da primeira coisa que passa pela cabeça das pessoas. Foi um processo complicado para os próprios bailarinos”, revelou. Este projecto, nas próprias palavras da coreografa, pretende debruçar-se sobre a pressão, contaminação, alienação e desgaste que as cidades causam no ser humano. Os seus segredos e relações efémeras que se estabelecem entre os seus habitantes. Olga Roriz incluiu Bragança no roteiro de espectáculos do país. “Bragança é um das cidades que mais assiduamente vê o nosso trabalho”, explicou.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário