No próximo dia 13 de Abril, pelas 16h00, terá lugar em Morais, Macedo de Cavaleiros, o lançamento da obra “Raúl Rêgo - o Jornalista e o Político”.
A obra é da autoria da historiadora Natália Neves dos Santos, que sob a orientação do Professor Doutor Luís Reis Torgal (autor do prefácio da obra final que agora se publica) apresentou, em 2007, uma dissertação de mestrado sobre o transmontano que, como sublinha a autora, “desenvolveu uma vasta actividade profissional na imprensa, como jornalista, sofrendo, diariamente e durante décadas, o peso da censura que sufocou o país até à Revolução dos Cravos.”
Esta é, pois, uma obra cujo sentido que sempre faria assume um enfatizado simbolismo no ano em que se comemora o 40.º aniversário do 25 de Abril.
A apresentação da obra será feita pelo Professor Luís Reis Torgal, e decorrerá no âmbito de uma homenagem que a Nordeste Global - Associação Cívica, Cultural, Social e de Desenvolvimento Regional está a preparar, e que terá lugar no dia 13 de Abril, a partir das 15h00, na terra natal de Raúl Rêgo.
Este é o quinto título editado pela Poética Edições, o primeiro fora do âmbito da poesia, e marca de forma irreversível um novo ciclo no percurso deste jovem projecto editorial transmontano.
"A minha geração foi uma das sacrificadas. Espero que o meu sacrifício aproveite à paz e progresso de meus filhos."
Raúl Rêgo, 1973
Do prefácio
“Poder-se-á dizer que, neste momento, em que a política é mais uma conquista e manutenção do poder, de tipo maquiavélico, em defesa dos inconfessados interesses privados ou de um capitalismo escondido e sem preocupações sociais, do que uma acção de cidadania em luta pela comunidade, nos faltam personalidades como Raul Rego.
Os intelectuais desistiram de lutar perante o pragmatismo dos políticos de obediência partidária e a poderes financeiros. Perderam muitas vezes a consciência social e deixaram-se guiar apenas pelo institucionalismo que nos rodeia. Precisávamos, pois, de muitos homens como Raul Rego.
Celebrar o 25 de Abril é, pois, abrir as portas à consciência crítica e à esperança. Por isso, recordar personalidades como Raul Rego é cantar outra vez os cânticos de Liberdade, de Igualdade e de Fraternidade. Com realismo e não como uma mera ladainha de populismo e de espectáculo, que caracteriza estes tempos sombrios.”
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário