Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Vimioso tenta combater tendência de baixa natalidade com programa de incentivos

Jorge Fidalgo
As baixas natalidades são um problema com que Portugal se defronta e irá defrontar nos tempos mais próximos. Há quem assegure que a queda da natalidade é o maior problema do país. A natalidade baixou para valores históricos em 2013, mas apesar disso há concelhos que contrariam ou tentam contrariar essa tendência.
É o caso de Vimioso onde nasceram 40 crianças no ano passado. O programa de incentivo à natalidade foi implementado em 2002 e vai muito para além do cheque bebé.
O ano passado foi um ano onde se bateram recordes de nascimentos neste concelho nordestino, tendo-se registado 40 novos bebés, o dobro, em termos comparativos, do registado no concelho durante a última década.
Esta tendência de alteração positiva poder-se-á dever ao programa de incentivos que a autarquia tem vindo a promover desde o ano de 2012.
Desde essa altura que os casais recebem um cheque de 500 euros por cada novo filho, valor esse que tem vindo a aumentar e está agora fixado em 1000 euros.
Mas além do cheque a autarquia financia também todo o tipo de vacinas que não estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação e um acompanhamento dos jovens no que diz respeito à educação com apoios até ao final dos estudos universitários.
A começar pelo pré-escolar a autarquia garante transporte e alimentação. A nível do primeiro ciclo são distribuídos de forma totalmente gratuita os manuais escolares, sendo ainda garantidas, principalmente para a alunos com maiores dificuldades económicas, algumas bolsas que lhes permitam continuar os estudos.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, Jorge Fidalgo, “ o problema do despovoamento é um problema que tem que ser encarado com toda a seriedade e rapidamente porque este é um dos maiores problemas do nosso país”, e alerta que cabe ao governo encontrar formulas para fixar população no interior do país.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário