Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Amendoeiras que vão ficar submersas vão ser contabilizadas

A Cooperativa de Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo, Amendoacoop, vai fazer um inventário da área de amendoal que ficará submersa com a barragem do Baixo Sabor. Piedade Menezes, da Amendoacoop, explica que o objectivo é avaliar o impacto que a perda destas amendoeiras pode ter na produção, de forma a conseguir apoios para os produtores. “O que é certo é que houve uma área que a nós nos parece com algum significado que vai ficar submersa. Teremos que começar por saber o que se perdeu e tentar ver de que forma é que podemos apoiar os produtores que se dedicavam à amêndoa nessas áreas. Podemos ”., salienta. 
A cooperativa considera essencial que as áreas de amendoal perdidas com a barragem possam ser compensadas com novas plantações tal como aconteceu com os olivais e áreas florestais.
A Amendoacoop quer ainda criar uma Rota da Amendoeira, com percursos pedestres e informação turística. “Sentiu-se que era uma necessidade premente para o concelho ter essas áreas que pudessem ser visitadas e partilhadas com todos os turistas que nos visitam“, sublinha Piedade Menezes. 
O Estudo e Valorização do Amendoal que prevê o inventário da área submersa pela barragem e a criação da Rota da Amendoeira representa um investimento de cerca 20 mil e 700 euros e foi candidatado ao Fundo do Baixo Sabor, podendo vir a ser reembolsado. 
A Amendoacoop quer avançar com o projecto já no próximo mês.  

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário