Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Onomástica de nomes próprios mirandeses pronta até ao final do ano

A Associação da Língua Mirandesa está a preparar uma lista com nomes próprios mirandeses que servirá de apoio aos serviços oficiais e a quem quiser dar aos filhos nomes na segunda língua oficial de Portugal, disse hoje o presidente.

Amadeu Ferreira, adiantou hoje à Lusa que está em preparação "um pequeno livro chamado 'Onomástica Mirandesa' onde constem os nomes em mirandês e o fundamento do seu registo de acordo com a lei do mirandês".

"Será um livrinho com meia dúzia de páginas com os nomes, que ainda são umas dezenas, e que tradicionalmente nós, os mirandeses, adotamos e que as pessoas adotam no seu dia-a-dia, só que não têm aquele registo formal nas conservatórias do registo", explicou.

Esta publicação "funcionará como um apoio aos mirandeses que queiram pedir o registo do seu nome em mirandês e também às próprias conservatórias do registo civil, na medida em que funcionará como uma espécie de publicação oficial na qual eles podem confiar".

"E, portanto essa publicação tem o objetivo de lhes dizer: os nomes são estes, a forma dos nomes é esta e vocês podem confiar sem qualquer problema", indicou.

A lista deverá estar disponível "o mais tardar até ao final do ano e "abre as portas do ponto de vista jurídico e linguístico" a quem quiser registar um nome mirandês.

O primeiro registo de um nome próprio na segunda língua oficial de Portugal, reconhecida há 15 anos, acabou de acontecer com a aceitação do nome Lhuzie.

A primeira bebé com nome mirandês nasceu há um mês, em Lisboa, e é neta de Amadeu Ferreira, um dos principais estudiosos da atualidade do mirandês.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário