Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Vinhais é o município do distrito que mais gasta com os alunos do 1º ciclo

O Município de Vinhais é o que mais gasta em livros e material escolar para alunos do 1º ciclo em todo o distrito. De acordo com os dados fornecidos à Brigantia e ao Jornal Nordeste pelas 12 câmaras municipais, Vinhais gasta cerca 15 mil e 200 euros com os 170 alunos do 1º ciclo, o que representa um gasto médio de 89 euros por cada criança.
Para o vereador da Educação da Câmara Municipal de Vinhais esta é apenas uma parte do apoio que o município dá aos estudantes. Juntamente com a alimentação, transportes e actividades extra curriculares o município gasta cerca de 750 mil euros por ano na área da educação. “O concelho de Vinhais proporciona a todos os alunos gratuitamente a frequência na Escola Municipal de música, na escola de Teatro e de Dança. 
Também os transportes são gratuitos para todos os alunos e a alimentação é gratuita para alunos do pré-escolar e do 1º ciclo”, salienta o vereador. 
Roberto Afonso considera que esta é uma forma de ajudar a fixar a população ao concelho e garantir que as crianças do interior não são discriminadas em relação às do litoral. “São medidas que entendemos serem importantes para garantir a igualdade de oportunidades para as crianças do pré escolar e do 1º ciclo”, realça Roberto Afonso. 
Além de Vinhais todas as crianças do 1º ciclo dos concelhos de Vila Flor, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Vimioso e Mogadouro recebem os livros gratuitamente. Os restantes municípios oferecem os manuais aos alunos mais carenciados, que se encontram no 1º escalão de apoio e ajudam com metade do valor dos livros aos que se encontram no 2º. 
As excepções são os Municípios de Mirandela e de Torre de Moncorvo que, apesar de comparticiparem os livros às crianças mais desfavorecidas, nenhum aluno destes concelhos tem os livros completamente gratuitos. 
O município que menos gasta em livros e material escolar é o de Mirandela, com um gasto médio de 25 euros por cada uma das 300 crianças do 1º ciclo, num investimento total de 7 mil e 500 euros. 
Na edição desta semana do Jornal Nordeste pode analisar os gastos de cada município com livros e material escolar para alunos do 1º ciclo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário