Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Horta em Macedo de Cavaleiros dá produtos XL

A horta de Gualter Borges, de 72 anos, já é conhecida pelos produtos com tamanhos fora do comum.

Este ano não foi o mais extraordinário, devido ao tempo, conta o agricultor macedense, mas mesmo assim há uma abóbora com dois metros de diâmetro, um girassol com 4 metros de altura e maçarocas de milho maiores do que o normal.

Os vizinhos ficam curiosos, e conta Gualter Borges que vários pedem sementes para tentarem reproduzir a façanha, ainda que sem sucesso.

Agora reformado, e depois de ter estado emigrado, voltou em 1990 para o terreno que comprou já em 1968, e que era um antigo lameiro perto do centro da cidade de Macedo de Cavaleiros.

Gualter Borges acrescenta ainda que não vende aquilo que colhe, é apenas para sustento próprio.

Uma das explicações possíveis para a fertilidade da terra, avança o produtor, pode ter a ver com a inexistência de material rochoso, que pode tornar o solo mais arável.

Gualter Borges orgulha-se de cultivar, já há alguns anos, produtos agrícolas fora do comum.

Este ano tem no seu quintal uma abóbora de 2 metros de diâmetro, um girassol com 4 metros de altura e maçarocas de milho que rondam os 40 centímetros.

O futuro desta produção XL é servir de alimento ao porco e às galinhas que também partilham o mesmo quintal.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário