Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

"Caminhos de l Demonho" retrata relatos da emigração clandestina

"Caminhos de l Demonho": é um livro de testemunhos vividos por quem partiu um dia "a salto" para França na década de 60 e 70.
A apresentação do livro teve lugar no passado sábado em Urrós, Mogadouro onde se reuniram, pessoas dos concelhos de Mogadouro e de Miranda do Douro, passado mais de meio século. Tal como o livro, a apresentação foi espaço para reencontros como explica um dos autores da investigação, David Casimiro.

“E passados 52 anos, nós conseguimos reencontrar de pessoas dos dois aldos da fronteira. Um dos exemplos é a minha mãe que com 17 anos passou a fronteira a salto e esteve 3 dias e 3 noites num casa em Espanha, sem saber onde estava”, explicou David Casimiro.

Para o autor, o livro não vai ficar por aqui: “é o primeiro de um conjunto de livros que vamos publicar. Já há mais um conjunto de testemunhos e nós como investigadores queremos preservar este património imaterial e vamos fazer mais levantamentos”, adiantou o investigador.

O livro tem 54 testemunhos de emigrantes, passadores e engajadores. Com autoria de dois investigadores raianos, David Casimiro e Guilherme Filipe e resultou de três anos de investigação. Parte da receita obtida com a venda do livro vai reverter a favor do lar da terceira idade da freguesia de Urrós.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário