Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Ontem decorreu a celebração da Festa de Santa Maria do Sardão

É também na cidadela de Bragança que, há 17 anos, a dia 15 de Agosto, se assinala o dia da freguesia de Santa Maria através da padroeira, Santa Maria do Sardão. 
Apesar de há cinco anos esta se ter unificado às freguesias da Sé e Meixedo, o presidente desta união de freguesias em questão, Telmo Afonso, destaca a continuação da celebração deste dia.

“Temos a união de freguesias que incorpora estas três freguesias Santa Maria, Sé e Meixedo. A Santa Maria do Sardão já vem do tempo das juntas de paróquias que deu depois lugar às juntas de freguesias e é importante que se continue a celebrar esta festa”, destacou Telmo Afonso.

A igreja de Santa Maria, construída no século XVII, ergue-se dentro das muralhas que separam a cidadela do resto da cidade e acolhe, anualmente, diversas pessoas para prestar homenagem à santa.

“Veio muita gente a esta festa”, disse o presidente da união de freguesias Santa Maria, Sé e Meixedo.

A santa está ligada a uma lenda popular que diz que esta terá sido descoberta após a expulsão dos muçulmanos, entre uns penhascos povoados por sardões à confluência dos rios Fervença e Sabor. A freguesia da Sé é celebrada no dia de São João, já a de Meixedo, é, anualmente, comemorada no dia de Santo André.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário