Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de junho de 2024

Cruz Vermelha de Bragança combate isolamento nas aldeias

 Com o objectivo de fazer companhia aos mais velhos e de os manter activos, a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa tem visitado, há cerca de dois anos, várias aldeias do concelho


Semanalmente, a solidão quebra-se com a visita de membros da delegação, que preparam actividades para que os participantes se sintam úteis.

Na semana passada, em Castrelos, os idosos da aldeia preparam um espectáculo para apresentar à população, celebrando também a passagem de duas estagiárias do IPB pelo projecto, que agora se despedem. Sair de casa, ter companhia e estar ocupado não tem preço.

“Sou viúva, vivo sozinha e então achei que esta participação nos fazia muito bem, ajuda-nos a passar o tempo e gostamos muito delas, são impecáveis, muito simpáticas”, disse uma das participantes.

Tânia Ramalho é educadora social na delegação de Bragança e diz que há cada vez mais idosos a participar. Disse que os tenta levar para as actividades mas a vontade de irem também é grande porque a solidão é cada vez maior nas aldeias. “Há cada vez mais, noto isso, principalmente nestas aldeias. Tento juntá-los nestes convívios e animá-los e cada vez vêm mais. Vêm pessoas ter connosco para falar. Acaba-se com a solidão e com muita da depressão que existe”, vincou.

Maria Monteiro é uma das estagiárias do Instituto Politécnico de Bragança. É aluna do último ano da licenciatura em Educação Social e conta que, ao longo destes meses, muito foi feito com estas pessoas. “Fomos fazendo exercício físico, pinturas, lembranças, jogos tradicionais. Para nós é muito enriquecedor”, frisou.

Maria Gonçalves é a outra estagiária que participou neste projecto de combate à solidão nas aldeias e não podia estar mais agrada com o que recebeu por parte das pessoas com quem trabalhou. “É bom fazermos parte deles. Quando cá chegamos eles acolhem-nos como se fizéssemos mesmo parte da família deles. Vêm sempre com um sorriso”, destacou.  

Neste momento, a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa desenvolve actividades com os mais velhos em oito aldeias do concelho de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário