Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de junho de 2024

I Corço Challenge juntou à volta de duas centenas de participantes em Grijó este domingo de manhã

 Cerca de 200 participantes atreveram-se este domingo a ultrapassar os obstáculos propositadamente colocados ao longo de 10 km na Serra de Bornes, na zona de Grijó e Vilar do Monte, para o primeiro Corço Challenge.


Uma prova de OCR que contou com duas vertentes, a Elite e a Fun, e trouxe ao concelho de Macedo de Cavaleiros muitos amantes da modalidade, alguns a experimentá-la pela primeira vez:

“Venho de Vimioso e pertenço ao Grupo Desportivo de Miranda do Douro. Foi a primeira vez e vim por curiosidade. Gostei da prova, teve muito caminho de trail, havia alguns obstáculos mais complicados mas achei acessíveis. O caminho, o trail e as paisagens dão incentivo. Vou voltar”

“Venho de Bragança e foi a primeira vez. Gostei muito, achei muito lindas as paisagens, são incríveis e valeu a pena ter vindo. Foram muitas as dificuldades. Acho as subidas do trajeto foram a parte mais difícil, mas foi muito divertido.”

“Sou de Fafe. Já tinha feito uma prova deste género uma vez e não é fácil. No início há muitas subidas, é muito desafiante, mas ao longo do percurso vamo-nos habituando e enfrentado o desafio. No próximo ano conto em estar cá outra vez.”

“Venho do Brasil mas moro em Bragança. No Brasil o terreno é diferente, apesar de que na minha região, que é Minas Gerais, também temos muitas montanhas e gosto dessa parte. A paisagem é diferente e para nós é muito gratificante. É cansativo, muitas subidas e descidas mas, durante o percurso, apreciar a natureza é o que dá mais motivação. Alguns obstáculos foram mais difíceis que os outros mas, de modo geral, foi muito divertido. O desporto é capaz de mudar vida e prevenir doenças. Eu que sou educador físico e cada vez mais prego isso.”

“Somos de Macedo de Cavaleiros. Foi fantástica a prova. Foi a primeira vez que participei numa prova deste género e fiquei bastante surpreendido. No início pensei que fosse um pouco mais fácil mas teve ali alguns desafios bastante interessantes, foi muito bom. Para subir dá para ir andando, mas para descer foi mais difícil. Sem sobra de dúvida que é para repetir.” 

A iniciativa foi promovida pela associação Grijó + Jovem, cujo presidente, Luís Lino, faz um balanço muito positivo, garantindo que terá continuidade:

“Foi uma iniciativa excelente que o pessoal adorou, está toda a gente de sorriso na cara e esse era o nosso principal objetivo. Houve quem dissesse que havia partes muito a subir, mas a nossa serra é assim e não podemos negar as nossas origens. Toda a gente adorou os obstáculos. O esforço passava com a adrenalina e diversão.

Nós pusemos os pontos de abastecimento em locais estratégicos. Ao pararem tinham sempre boas paisagens para admirar e toda a gente gostou, todos falaram bem do percurso e da organização, o que é sinal de que o nosso trabalho foi bem feito e que, no próximo ano, de certeza que voltarão e passarão a palavra, que era o que queríamos, trazendo mais gente.

Esta iniciativa tem de ter continuidade. Nesta associação não fazemos nada por fazer, queremos fazê-la bem, dinamizar e trazer gente à nossa terra.” 

A atividade contou com o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros e da Junta de Freguesia de Grijó, cujo presidente, Acácio Ferreira, ficou agradado com a iniciativa:

“Este evento foi criado por uma associação nova, dos jovens de Grijó, e quero agradecer a todos os patrocinadores que vieram à aldeia, pois é um grande orgulho para nós ter um evento deste nível. É claro que tem de continuar no próximo ano, melhorando. 

Isto dá muito trabalho e a associação dos jovens de Grijó está de parabéns.” 

Nelson Loureiro foi o vencedor da prova geral em Elite, com um tempo de prova de 43 minutos e 23 segundos. Em femininos, o pódio foi de Sara Lage, com 1h, 10 minutos e 56 segundos.

Na vertente fun, o vencedor foi Marco Pires, em masculinos, e Maria Martins, em femininos.

Os vencedores tiveram direito a prémios, assim como a maior equipa.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário