De acordo com o diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o professor António Santos, o “Serano an Mirandés” é uma atividade promovida pelo professor de Língua e Cultura Mirandesa, Duarte Martins e pretende proporcionar à comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários) um serão de teatro e cinema, em língua mirandesa.
«O “Serano an Mirandés” consiste na representação de peças de teatro, previamente ensaiadas pelos alunos do AEMD, sob a orientação do professor Duarte Martins. Esta atividade é também um modo de mostrar a toda a comunidade o trabalho realizado nesta disciplina ao longo do ano letivo”, justificou.
Segundo o professor Duarte Martins, o teatro e a expressão dramática são boas estratégias para aprender a língua mirandesa.
“É no teatro que os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD) mais facilmente se expressam na língua mirandesa! Por isso, o teatro é um ótimo recurso pedagógico para a aprendizagem do mirandês, pois permite diversificar o vocabulário, desenvolver a expressividade, a entoação, etc.”, indicou.
Recorde-se que os colóquios ou o teatro popular mirandês são também uma das manifestações etnográficas da Terra de Miranda, através do qual se representam as vivências das pessoas, os usos, costumes, tradições e sobretudo a fala, em mirandês.
O “Serano an mirandés” inicia-se com a representação da peça “La princesa de ls çapatos ruotos”. A história é recriada pelos estudantes do 6º ano e procura transmitir a importância de lutar pela concretização dos sonhos.
A outra peça “La teima de l muorto”, com o nome original “A birra do morto”, é a adaptação de um texto do professor Vicente Sanches e é representada pelos estudantes dos 11º e 12º anos.
«“La teima de l muorto” é uma farsa trágico-cómica, que retrata o medo que temos da morte e ao mesmo tempo serve de motivação para aproveitar bem a vida. Outro aspeto interessante desta peça é o confronto entre as personagens que falam em português e as que falam em mirandês», destacou.
Para a representação desta peça, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro contou com a colaboração de uma funerária, que emprestou os objetos fúnebres para construir o cenário.
No decorrer do “Serano an Mirandés” vai ainda ser exibida a curta metragem “Capa de Honras”, do realizador Rui Falcão, também falada em mirandês.
“O Rui Falcão foi aluno do AEMD e frequentou a disciplina de Língua e Cultura Mirandesa. Recordo que, enquanto estudante, o Rui gostava de fazer banda desenhada, de desenhar a sequência das cenas e já sonhava ser cineasta! Um dos seus sonhos era fazer um filme em mirandês! Ora, aí está o filme “Capa de Honras”, que retrata alguns aspetos da atual realidade desta região, interpretado por atores e atrizes locais e falado em mirandês”, destacou o professor Duarte Martins.
No Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (AEMD), o evento “Un serano em mirandés” é o culminar do ano letivo, na disciplina de Língua e Cultura Mirandesa.
Recorde-se que o ano letivo terminou a 4 junho para os 9.º, 11.º e 12.º anos; finaliza a 14 junho para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos; e a 28 junho para o pré-escolar e 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário