D.MARIA BERNARDA DE MORAIS SARMENTO, que casou com Inácio Teodósio Rodrigues Santa Marta, provedor de Miranda. Era filha de João Sarmento de Morais, fidalgo da Casa Real, e de D. Maria Antónia de Távora Teixeira e Chaves, sua parenta, a quem adiante nos referiremos.
Neta paterna de José Sarmento, fidalgo da Casa Real, sargento-mor do termo de Miranda, e de D. Catarina de Morais Sarmento, natural de Vinhais, que era bisneta de Gaspar da Silva de Morais, capitão-mor de Vinhais.
Segunda neta paterna de João Gomes Sarmento, natural de Edral, que residiu em Miranda, e de D. Faustina Malho Beça, filha de Gaspar de Beça Pimentel, cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo da Casa Real, filho de Gomes de Beça, fidalgo da Casa Real, natural de Miranda, e de D. Brites de Melo, filha de Pedro de Melo, cavaleiro da Ordem de Cristo.
Terceira neta paterna de Francisco de Morais da Silva, natural de Edral, e de D. Maria Sarmento, natural de Vinhais, filha de Domingos Nunes do Amaral, natural do Tojal da Beira, e de D. Joana Sarmento, filha de Gonçalo de Morais, natural de Vilar de Ossos.
Quarta neta paterna de Francisco Vaz de Morais, natural de Espinhoso, sargento-mor do concelho de Vinhais (filho de João Vaz de Morais e neto de Vasco Anes de Morais), e de Brites da Silva, filha de Pedro de Morais, natural de Candedo.
Neta materna de António Pequeno Chaves, cavaleiro da Ordem de Cristo, sargento-mor da comarca de Moncorvo (filho de João Leite Chaves, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de D. Francisca Pereira de Távora), e de D. Bernarda de Morais Sarmento, sua segunda mulher, filha de João de Barros Pereira do Lago (filho de João de Barros Pereira do Lago e de D. Ana Soares de Morais) e de D. Helena de Morais Sarmento(245).
JOÃO LEITE CHAVES, instituiu, em 1772, um vínculo de morgadio em Edral, de que foi administrador seu filho Manuel Pequeno(246).
JOÃO DOMINGOS, reitor de Edral, concelho de Vinhais, fez em 1657 escritura pública de doação de bens vinculados em morgadio à capela de Santo António, que mandou construir na mesma povoação (247).
MANUEL DE MORAIS SOUTELO, presbítero, erigiu, em 1688, uma capela dedicada ao Nome de Jesus, junto às suas casas de moradia em Edral, a que vinculou bens que se descrevem(248).
----------
(245) PINTO, Bento – Caderno de Árvores de Costado.
(246) Ver o volume IV, p. 340, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
(247) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(248) Ibidem. Volume IV, p. 340, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA
Sem comentários:
Enviar um comentário