Número total de visualizações do Blogue

9134406

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 7 de abril de 2025

OS FIDALGOS - EDRAL

 Família Morais Sarmentos Leite Chaves, de Edral, concelho de Vinhais

D.MARIA BERNARDA DE MORAIS SARMENTO, que casou com Inácio Teodósio Rodrigues Santa Marta, provedor de Miranda. Era filha de João Sarmento de Morais, fidalgo da Casa Real, e de D. Maria Antónia de Távora Teixeira e Chaves, sua parenta, a quem adiante nos referiremos.
Neta paterna de José Sarmento, fidalgo da Casa Real, sargento-mor do termo de Miranda, e de D. Catarina de Morais Sarmento, natural de Vinhais, que era bisneta de Gaspar da Silva de Morais, capitão-mor de Vinhais.
Segunda neta paterna de João Gomes Sarmento, natural de Edral, que residiu em Miranda, e de D. Faustina Malho Beça, filha de Gaspar de Beça Pimentel, cavaleiro da Ordem de Cristo, fidalgo da Casa Real, filho de Gomes de Beça, fidalgo da Casa Real, natural de Miranda, e de D. Brites de Melo, filha de Pedro de Melo, cavaleiro da Ordem de Cristo.
Terceira neta paterna de Francisco de Morais da Silva, natural de Edral, e de D. Maria Sarmento, natural de Vinhais, filha de Domingos Nunes do Amaral, natural do Tojal da Beira, e de D. Joana Sarmento, filha de Gonçalo de Morais, natural de Vilar de Ossos.
Quarta neta paterna de Francisco Vaz de Morais, natural de Espinhoso, sargento-mor do concelho de Vinhais (filho de João Vaz de Morais e neto de Vasco Anes de Morais), e de Brites da Silva, filha de Pedro de Morais, natural de Candedo.
Neta materna de António Pequeno Chaves, cavaleiro da Ordem de Cristo, sargento-mor da comarca de Moncorvo (filho de João Leite Chaves, cavaleiro da Ordem de Cristo, e de D. Francisca Pereira de Távora), e de D. Bernarda de Morais Sarmento, sua segunda mulher, filha de João de Barros Pereira do Lago (filho de João de Barros Pereira do Lago e de D. Ana Soares de Morais) e de D. Helena de Morais Sarmento(245).
JOÃO LEITE CHAVES, instituiu, em 1772, um vínculo de morgadio em Edral, de que foi administrador seu filho Manuel Pequeno(246).
JOÃO DOMINGOS, reitor de Edral, concelho de Vinhais, fez em 1657 escritura pública de doação de bens vinculados em morgadio à capela de Santo António, que mandou construir na mesma povoação (247).
MANUEL DE MORAIS SOUTELO, presbítero, erigiu, em 1688, uma capela dedicada ao Nome de Jesus, junto às suas casas de moradia em Edral, a que vinculou bens que se descrevem(248).
----------
(245) PINTO, Bento – Caderno de Árvores de Costado.
(246) Ver o volume IV, p. 340, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
(247) Museu Regional de Bragança, maço Capelas.
(248) Ibidem. Volume IV, p. 340, destas Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário