Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

Volta ao Nordeste arranca em Mirandela com contrarrelógio noturno de 23 a 25 de maio

 A segunda e última etapa realiza-se a 25 de maio, entre Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, num trajeto de 62,2 quilómetros.


Está apresentada a VI edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta DAITSU que vai realizar-se entre os dias 23 e 25 de maio, numa organização da Associação de Ciclismo de Bragança (ACB), em parceria com os municípios de Mirandela, Vimioso, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.

A prova destinada a ciclistas amadores foi apresentada, ontem, em conferência de imprensa, na Estação das Artes, em Mirandela, cidade onde arranca a competição com um contrarrelógio noturno e termina no dia 25 em Alfândega da Fé.

O presidente da Associação de Ciclismo de Bragança entende que, além da vertente desportiva, a Volta ao Nordeste, em bicicleta, “também é vista como um motor de dinamização do território” e a prova disso é que tem cada vez mais aceitação por parte dos Municípios do distrito de Bragança.

“Este ano conseguimos abarcar mais um concelho do que o ano passado e até nos fizeram um desafio para ver se conseguíamos abarcar os concelhos todos, mas é um bocado complicado para três dias porque para isso tínhamos de ter uma semana inteira para a volta ao Nordeste.

Mas a ideia é ter o máximo possível em todos os anos e comparativamente a 2024, este ano só repetiu Mirandela”, refere Miguel Monteiro.

E se no ano passado, o número de inscritos não foi além dos 60, este ano Miguel Monteiro acredita que será a edição que vai bater o record de participantes:

“Arriscava-me a dizer que somos capazes de chegar aos 100, pelos que já estão inscritos e faltando dois ou três dias para novas equipas se inscreverem”, diz.

“Vamos bater o recorde também de participação de equipas do distrito de Bragança, porque vamos contar com a União Ciclista de Bragança, o Velo clube de Bragança, o Clube Ciclismo de Mirandela, e o Clube de Ciclismo de Vila Flor e depois temos também outras equipas, duas delas de Lisboa e uma do Alentejo”, acrescenta.

Entre os inscritos, está o vencedor das duas últimas edições: Hélder Loureiro, de Castro Daire. Mas, Miguel Monteiro acredita que a concorrência vai ser forte. “Este ano acho que vêm equipas para lutar pela vitória, inclusivamente as nossas de Bragança”, afirma.

Tal como já aconteceu, em 2024, a organização volta a destacar a “camisola do Nordeste”, uma peça simbólica que “homenageia os municípios parceiros, através da impressão dos seus símbolos e monumentos mais emblemáticos”.

Mirandela será a cidade anfitriã que acolhe um contrarrelógio noturno de 4,5 quilómetros.

“Para os mirandelenses, o ciclismo tem um valor e uma saudade, porque já tivemos grandes atletas neste âmbito e gostaríamos de conquistar novamente, quer os mirandelenses, quer também os próprios atletas desta modalidade”, conta a vereadora do desporto do Município.

Além disso, Vera Preto sublinha a importância deste género de eventos, para a promoção do território. “Mirandela vai receber o contrarrelógio noturno, e isso movimenta a cidade, movimenta o alojamento, a restauração e todo o tecido empresarial”, acredita.

Depois do contrarrelógio, no dia, 23 de maio, no dia seguinte, sábado, disputa-se a primeira etapa em linha, com partida marcada para o Santuário de São Bartolomeu, em Argozelo, concelho de Vimioso, e chegada a Vila Flor, num percurso de 135,4 quilómetros.

A segunda e última etapa realiza-se a 25 de maio, entre Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, num trajeto de 62,2 quilómetros.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito e Fotografia por Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário