Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de maio de 2025

Vai nascer mais um festival de música na região, em Vales da Vilariça, Alfândega da Fé

 A aldeia de Vales da Vilariça, no concelho de Alfândega da Fé, vai ter o primeiro festival de música, intitulado Solstício de Verão, que vai acontecer no dia 21 de junho.


O festival vai contar mais de 30 artistas da região em palco, e que abrangerá diferentes estilos musicais, desde a tradicional, acústica e pop rock.

A ideia partiu da ACAV – Associação Cultural Ambiental e Patrimonial de Vales da Vilariça, uma associação criada em janeiro de 2024. A ideia é promover algo diferente na região garante Manuel Soares, o presidente da associação:

“A nossa região está muito, muito empobrecida. Um festival que existiu há umas décadas atrás, e acabou por se manter por algum tempo, o Carviçais Rock, e que infelizmente, acabou por se extinguir. E nós queremos, com esta iniciativa, lançar uma lufada de ar fresco e até uma pedrada no charco.

Nós queremos animar a região, dar palco e oportunidade aos músicos da região. Este será o festival deles. Queremos iniciar uma nova época em termos de música no nordeste transmontano,mas a geografia vai mais para além, porque também queremos incluir o distrito de Vila Real.

Por isso, vamos ter um grupo de Vila Real, de concertinas. Não temos muitas ambições, este é o nosso primeiro festival, mas queremos também chegar à área metropolitana do Porto, onde há uma comunidade transmontana muito forte, designadamente em Gaia”.

E levanta o véu sobre as bandas que vão estar em palco:

“Vamos ter desde a música tradicional, com uma variante celta que engloba os gaiteiros e as concertinas, o fado, o fado canção, isto na primeira parte. Vamos ter também uma jovem cantora, a Beatriz Silva de Vila Flor, que tem um grande potencial e que nós estamos a acarinhar e a apoiar bastante. Seguindo-se o Dj Durval, com muita experiência”.

E ainda haverá rock para os amantes deste estilo:

“Depois temos uma segunda parte mais voltada para as camadas mais jovens, para quem gosta de música, enfim, mais de expressão rock, com muitas variantes, o pop rock, o folk rock, etc., em que vamos ter em palco três bandas. A principal são os Zíngarus, que são os melhores intérpretes de folk rock da região e se calhar de uma parte do país. É muito ousado dizer isto, mas é verdade.

Vamos ter outra banda que também tem uma expressão forte no pop rock, que é a Red House Band.

E ainda RIMA Russa, uma banda da área do Porto,que de russa nada tem nada, que é o acrónimo do nome deles, que é precisamente russa. Estas três bandas vão animar a segunda parte.

E depois novamente temos também uma intervenção do DJ no final”.

A noite vai terminar com os Zíngarus e em palco também vão estar os Rima Russa, e Red House Band.

O festival vai começar às 17h00 e decorre até 02h30.

A entrada vai custar 5 euros.

O festival é organizado pela ACAV – Associação Cultural Ambiental e Patrimonial de Vales da Vilariça, em parceira com o município de Alfândega da Fé, e a união de freguesias de Pombal e Vales.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário