Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de maio de 2025

Rede nacional de Geoparques classificados pela UNESCO reunida em Macedo de Cavaleiros

 A rede nacional de Geoparques classificados pela UNESCO discutiu, ontem, em Macedo de Cavaleiros, o programa de promoção dos parques geológicos do país, inclusive o da região


Esta reunião faz parte da Semana Europeia de Geoparques, que decorre no concelho, com visitas, ações de sensibilização, exposições e caminhadas.

O embaixador português na UNESCO, Moraes Cabral, presente nas comemorações, salientou a importância dos parques geológicos para as regiões do interior. “Os geoparques, a partir de uma base geológica, têm um papel muito importante no desenvolvimento da educação, da cultura, da economia, através do turismo, mas não só. São instrumentos de progresso e desenvolvimento das regiões e particularmente importante em regiões como esta, quase na raia, mas bastante encrava”, sublinhou.

Em 2014, o Geopark Terras de Cavaleiros, em Macedo de Cavaleiros, recebeu o selo da UNESCO. Desde aí, o concelho nunca mais foi o mesmo em termos turísticos e económicos, garantiu o presidente do município, Benjamim Rodrigues. “Na área da restauração, na venda de produtos etnográficos, por exemplo no caso dos caretos, tivemos um incremento na venda de máscaras, que é um marca do Geopark, o Azibo também, à volta floresceram negócios, alojamentos locais e por todo o território”, disse, adiantando que todos os anos o turismo cresce de “5 a 10%”.

No parque geológico de Macedo é possível observar as marcas da colisão entre continentes e a formação de uma cadeia montanhosa, há centenas de milhões de anos, e testemunhar a existência de um oceano antigo. Por isso, além de impulsionar o turismo na região, atrai ainda investigadores e jovens estudantes.

Durante o dia de hoje, a rede nacional de Geoparques classificados pela UNESCO vai conhecer diversos pontos da região. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário