Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de junho de 2025

À procura do Chasco Preto. Carrazeda de Ansiães dedica festival a pássaro ameaçado

 A ave em risco de extinção que dá nome ao festival, o emblemático Chasco Preto (Oenanthe Leucura), será o centro das atenções nos dias 28 e 29 de junho, com atividades diversas, incluindo saídas para observação de aves, tanto por terra como por água.

Chasco Preto Divulgação

Esta é a segunda edição do Festival dedicado ao Chasco Preto, com um objetivo claro: alertar e informar a população local e o público em geral sobre a importância de promover a salvaguarda e proteção desta espécie, atualmente ameaçada.

Com o Festival do Chasco Preto, o município de Carrazeda de Ansiães espera divulgar este potencial e atrair pessoas interessadas nos segmentos de “turismo de natureza” e “touring cultural e paisagístico”. Entre as dezenas de espécies de aves (164 ao todo) presentes no território, o Chasco Preto foi escolhido por seu grande simbolismo.

Recordamos que Carrazeda de Ansiães, um dos cinco municípios que integram o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), está a consolidar o birdwatching como um produto âncora, destinado a um nicho específico de mercado. O PNRVT criou três percursos ornitológicos, totalizando 250 km, com sinalética orientativa e informativa, além de estruturas dedicadas à observação de aves.

Chasco Preto créditos: Divulgação

Entre essas estruturas, Carrazeda de Ansiães conta com um ponto de observação situado junto à barragem de Fontelonga e integra os percursos definidos no parque. Este território, devido às suas características geográficas, é considerado pelos especialistas como uma das zonas de maior interesse ornitológico no interior da Região Norte, apresentando um forte potencial para se tornar referência nacional nesta atividade.

Assim, no dia 28, logo pela manhã, os participantes partem numa pequena caminhada de 2,1 quilómetros a alguns locais selecionados “à procura do Chasco Preto”, pela tarde o grupo segue pela “Rota do Douro”, com o mesmo objetivo. No dia 29 o passeio vai ser de canoa, para observação das aves que, no território do Chasco Preto, que habita nas margens do rio.

Estas visitas são acompanhadas por Gonçalo Elias, um especialista que se dedica à observação e ao estudo das aves desde dezembro de 1987 e já colaborou em oito atlas ornitológicos em Portugal e no estrangeiro. É autor ou coautor de mais de vinte livros sobre as aves portuguesas e sobre os melhores locais para as observar.

Este festival, promovido e organizado pelo Município de Carrazeda de Ansiães, conta com a colaboração do PNRVT e da Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural.

A participação tem um custo de 25€, que inclui um kit de participação assim como o almoço de sábado. A atividade de domingo, limitada a 23 participantes, consiste num passeio de canoa no rio Tua, uma forma diferente de ver aves.

Ana Fragoso

Sem comentários:

Enviar um comentário