Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de junho de 2025

As exportações de frutos secos ultrapassam os 130 milhões de euros

 Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), de acordo com a última atualização a 9 de junho de 2025, relativos ao comércio internacional, as exportações de frutos secos, em particular a amêndoa e a noz portuguesas, ultrapassaram os 130 milhões de euros.


A amêndoa mantém-se como o fruto seco mais exportado, com um crescimento impressionante nos últimos anos, atingindo pela primeira vez o volume total de 100,24 milhões de euros, representando um aumento de 68,6% (+40,77M€) em relação a 2023. Em quantidade, as exportações passaram de 31,31 mil toneladas em 2023 para 37,25 mil toneladas em 2024, um crescimento de 19% (+5,94 mil toneladas). A exportação de amêndoas sem casca cresceu mais significativamente, refletindo uma maior valorização do produto no mercado internacional.

As nozes também apresentaram um crescimento muito positivo, atingindo 2,2 milhões de euros em 2024, um aumento de 27,84% (+0,48M€) face a 2023.

Em quantidade, as exportações tiveram uma queda, sem impacto no desempenho global, face à valorização da produção.

A Associação para a Promoção dos Frutos Secos – Portugal Nuts, congratula-se com os resultados do setor dos frutos secos, que apresenta um crescimento sólido, e representa uma fatia significativa das exportações agrícolas, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial, com +76,4 milhões de euros, e com um grau de autoaprovisionamento de cerca de 140%.

O setor dos frutos secos não só fortalece a economia agrícola, como também atrai investimentos e posiciona Portugal como um player global na produção e exportação desses produtos.

O investimento estratégico na produção, em resultado da aposta na tecnologia e na inovação no setor, conciliado com a gestão eficiente de recursos e fatores de produção, têm aumentado a produtividade e impulsionado a competitividade internacional, consolidando Portugal como um dos principais exportadores europeus no presente, e nos próximos anos.


Fonte: PortugalNuts

Sem comentários:

Enviar um comentário