Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 2 de junho de 2025

Carrazeda de Ansiães recebe maior evento nacional de torneios medievais

 Lutas acontecem anualmente no castelo


O Torneio e Mercado Medieval de Carrazeda de Ansiães aconteceram ao longo dos últimos dias na vila transmontana. O evento conta com combates reais no castelo. Apesar de se inspirar em lutas antigas, este é um desporto relativamente recente e, por isso, no país, ainda não há muitos torneios.

Isidro Oliveira, capitão da equipa Portvcale, de Santa Maria da Feira, diz que Carrazeda de Ansiães é um bom ponto em Portugal para competir. “Neste momento, o torneio de Carrazeda é o maior a nível nacional. Temos mais dois ou três torneios em Portugal mas ainda não têm esta dimensão, o que nos obriga, muitas vezes, a ir para Espanha, França e Inglaterra. Contudo, este ano criámos a Associação Portuguesa de Combate Medieval, para tentarmos, cada vez mais, dinamizar o desporto e organizar mais torneios. Estamos a crescer aos pouquinhos”.

David Dias, capitão de uma das equipas vindas de Espanha, destaca que os espanhóis têm tentado ajudar os portugueses a dinamizar o desporto. “Os espanhóis têm tentado ajudar os portugueses a dinamizar este desporto em que há muita amizade. Quando estamos a lutar não somos amigos. Fora isso somos. Muito”.

E dado que há cada vez mais equipas a participar, o presidente da câmara esclarece que o evento pode crescer ainda muito mais. “Pensamos, de futuro, criar condições para que este tipo de combate possa aderir a um campeonato que existe, que seja uma etapa de um campeonato mais global”.

Os torneios medievais contaram com a participação de nove equipas, cinco portuguesas e quatro espanholas. A par dos torneios, decorreu também um mercado medieval, na vila.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário