Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de julho de 2025

A atenção dos candidatos à Câmara Municipal de Bragança


Concelho do Mês – Uma Janela para o Distrito de Bragança

O distrito de Bragança é composto por 12 concelhos, cada um com a sua identidade, património e riqueza cultural únicos. Para valorizar essa diversidade e fortalecer os laços entre os municípios, sugiro que se pense numa iniciativa a que daria o nome "Concelho do Mês", um projeto que, ao longo de todo o ano, traria à cidade de Bragança o melhor de cada concelho e dinamizaria a Praça Camões.

Excluindo o Concelho de Bragança que seria o anfitrião e responsável pela logística, nomeadamente a tenda amovível de muita maior dimensão que a da imagem, sobram 11 concelhos para 11 meses. O mês de Dezembro está e bem, destinado à “Terra Natal e de Sonhos” que é actualmente a iniciativa mais mobilizadora de Bragança.

Com base no conceito “venha para fora cá dentro” todos os meses, um concelho diferente seria o protagonista de uma programação especial no coração da cidade, a Praça Camões. Durante esse período, o concelho convidado teria a oportunidade de promover o que de melhor tem para oferecer: a sua gastronomia tradicional, os produtos endógenos, as paisagens naturais, os autores locais, o artesanato, a música, a dança, os saberes e sabores que o tornam único.

Através de exposições, degustações, atuações culturais, projeções audiovisuais e momentos de convívio, os visitantes poderiam viajar simbolicamente por todo o território do distrito sem sair de Bragança. Esta mostra itinerante pretenderia não só divulgar o património de cada concelho, mas também estimular o turismo interno, apoiar os produtores locais e reforçar o sentimento de identidade e pertença.

"Concelho do Mês" seria, acima de tudo, uma celebração da nossa região, das suas gentes, da sua história e da sua capacidade de se reinventar, valorizando o passado e projetando o futuro. Iria haver fumeiro, pão, vinho, posta mirandesa e cerejas de Alfândega, artesanato, folclore, fotografias, vídeos, histórias e memórias.

O tempo que demoraria a apresentação de cada concelho tanto podia ser uma semana, o mês inteiro, duas semanas… um caso a estudar, analisando devidamente os prós e os contras.

Esta iniciativa, na minha humílima opinião, reforçaria a coesão territorial, valorizaria os agentes locais e iria potenciar o turismo interno, promovendo uma imagem integrada e dinâmica do Distrito de Bragança como um todo, coisa que raramente, ou nunca, acontece.

 É só mais uma ideia. Não levem a mal. Viabilizá-la, ou não, já não é da minha competência.

Obs: Esta ideia, em anos seguintes, podia ser destinada às Freguesias e Uniões de Freguesia.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário