Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Sendim: Praça cheia para ver dançar os pauliteiros e os campinos do Ribatejo

 No serão de Domingo, dia 3 de agosto, a praça central de Sendim voltou a encher-se de público para ver o Festival Ibérico de Pauliteiros, um espetáculo que nesta XI edição teve como grupos em destaque os pauliteiros e pauliteiras de Miranda e o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém).


Para evitar o calor do dia e dado o sucesso do festival anterior, a Casa de L Pauliteiro de Sendim, optou mais uma vez por realizar o espetáculo à noite, instalando um palco, cadeiras e bancadas para o público, que voltou a encher a praça central da vila de Sendim.

O XI Festival Ibérico de Pauliteiros contou com as danças de sete grupos: as Pauliteiras de Sendim, os Pauliteiros de Fonte de Aldeia, as Pauliteiras de Miranda (ARJM), os Pauliteiricos de Sendim, os Pauliteiros de Sendim e os dois grupos convidados de outras regiões: o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém) e o Paloteu de Virgem de las Angustias, de León (Espanha).


Entre os grupos convidados, o Rancho Folclórico de Benfica do Ribatejo (Santarém) foi o que mereceu mais aplausos do público, pelo ritmo das músicas e pela alegria dos pares de dançadores. A representante do grupo, Belmira Simões, indicou que foi a primeira vez que o grupo de 45 pessoas, vindo do Ribatejo, atuou no concelho de Miranda do Douro.

“As nossas cantigas e danças falam do que é caraterístico na região do Ribatejo, como é a lezíria junto ao rio Tejo, a charneca e a vida de uma comunidade de pescadores fluviais. A nossa participação neste festival dos pauliteiros deve-se também à música tradicional do fandango do varapau, uma vara que é utilizada pelos campinos no maneio das vacas e dos touros”, informou.

No final do festival, Telmo Ramos, da Casa de l’ Pauliteiro de Sendim, expressou mais uma vez o seu contentamento pela afluência de público à praça central da localidade, para acompanhar o espetáculo de música e dança tradicionais.

“É uma grande honra e satisfação ver a praça de Sendim repleta de pessoas para ver o espetáculo. É o segundo ano consecutivo que o Festival Ibérico de Pauliteiros se realiza à noite, num palco instalado no meio da praça e com cadeiras para o público. Com este festival que já leva 11 edições o nosso objetivo é preservar e promover a música tradicional e as danças dos pauliteiros”, disse.


Entre o público, a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, também expressou grande satisfação pela realização deste festival em Sendim e pelo contributo que os grupos de pauliteiros dão ao concelho.

“Cada vez mais, os diferentes grupos do Pauliteiros de Miranda, recebem inúmeras solicitações para dançar em Portugal e no estrangeiro, o que os torna verdadeiros embaixadores culturais do concelho de Miranda do Douro e do nordeste transmontano. Felicito a Casa de l Pauliteiro de Sendim pela organização anual deste festival e também pela audácia em inovar de modo a tornar este evento cada vez mais interessante para o público e para os próprios dançadores e grupos convidados”, disse a autarca de Miranda do Douro.


Anualmente, o Festival Ibérico de Pauliteiros é um evento organizado pela Casa de L Pauliteiro de Sendim e conta com os apoios institucionais do município de Miranda do Douro, da União de Freguesias de Sendim e Atenor e da Comissão de Festas em honra de Santa Bárbara.

Na vila de Sendim, o Festival Ibérico de Pauliteiros está inserido na Festa em honra de Santa Bárbara, que decorre até 10 de agosto.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário