É a floresta equatorial que ocupa a maior extensão do território amazônico. É uma das três grandes florestas tropicais do mundo. É a maior floresta tropical do mundo, enquanto perde em tamanho para a Taiga Siberiana que é uma floresta de coníferas, árvores em forma de cones, os pinheiros.
A floresta Amazônica possui a aparência, vista de cima, de uma camada contínua de copas largas, situadas a aproximadamente 30 metros acima do solo..
A maior parte de seus cinco milhões de km²,ou 42% do território brasileiro, é composta por uma floresta que nunca se alaga, numa planície de 130 a 200 metros de altitude, formada por sedimentos do lago Belterra, que ocupou a bacia Amazônica entre 1,8 milhões e 25 mil anos atrás. Ao tempo em que os Andes se erguiam, os rios cavaram o seu leito, o que originou os três tipos de floresta da Amazônia. As duas últimas formam a Amazônia brasileira:
Um dos principais problemas é o desmatamento ilegal. Madereiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem provocar um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.
Outro problema é a biopirataria na floresta amazônica. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obterem amostras de plantas ou espécies animais. Levam-as para os seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando a patente e depois lucram com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do seu território.
Com a descoberta de ouro na região (principalmente no estado do Pará), muitos rios estão a ser contaminados. Os garimpeiros usam mercúrio no garimpo, substância que está a contaminar os rios e peixes da região. Os Índios que habitam a floresta amazônica também sofrem com a extracção do ouro na região, pois a água dos rios e os peixes são importantes para a sobrevivência das tribos.
Sem comentários:
Enviar um comentário