Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Lar Residencial para pessoas com deficiência da associação LEQUE

Em Setembro deverá começar a funcionar o Lar Residencial para pessoas com deficiência da associação LEQUE.Esta nova resposta social é acompanhada de um Centro de Férias e Lazer.O projecto resulta de uma parceria entre a associação, a câmara de Alfândega da Fé e Santa Casa da Misericórdia. 
O lar e o centro de férias vão ficar instalados no antigo Centro de Saúde da vila, que se encontra encerrado há vários anos e que vai sofrer obras de remodelação.“A Santa Casa da Misericórdia tinha um espaço que estava devoluto e que era o antigo centro de saúde da vila e é aí que vai funcionar a nova resposta social que é um espaço para férias e que pode receber crianças, jovens e adultos em época escolar e não escolar para ferias e lazer e que vais servir de apoio à família” refere a presidente da associação LEQUE.
Celmira Macedo adianta que o Centro de Férias deverá abrir em Agosto.A partir do mês de Setembro, iniciará a valência de Lar Residencial.“Dependendo das inscrições que tivermos, numa primeira fase o lar residencial irá receber 10 utentes e mais 10 numa segunda fase” explica. “Queremos abrir o centro de férias já no mês de Agosto com pelo menos 10 frequentadores por semana” acrescenta, salientando que “primeiro arranca o centro de férias e o lar residencial em princípio é inaugurado no dia 1 de Setembro”.
Sendo esta uma resposta inovadora a nível nacional, a responsável espera vir a receber utentes de todo o país. “Sabemos que é para uma população com alguns recursos financeiros, mas vai sempre haver um espaço para famílias que não possam pagar tanto” realça.
“Esta é também uma forma de garantir a sustentabilidade do projecto pois não existe nada assim a nível nacional e desconfiamos que haja muito poucos a nível internacional, por isso somos capazes de ter algum sucesso” afirma Celmira Macedo, acrescentando que “estamos à espera de receber pessoas vindas de todo o país nomeadamente para o centro de férias pois o lar residencial não vai sequer cobrir as necessidades do concelho e dos concelhos limítrofes”.Este projecto vai criar inicialmente três postos de trabalho.
Vão ser investidos 100 mil euros para a remodelação do espaço e aquisição do equipamento, financiados pelos prémios EDP Barragem Solidária e Manuel António da Mota.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário