Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Festa da Cereja de Alfândega da Fé abre portas na Sexta

Uma das mais antigas Festas temáticas do Nordeste Transmontano começa já na próxima sexta feira. Trata-se da Festa da Cereja de Alfândega da Fé, que reúne mais de 100 expositores representativos de vários setores de atividade. O evento abre portas a 7 de junho, pelas 18.00h, e é inaugurado, oficialmente, no dia 8 às 15.00h.
A FESTA promete trazer as tão aguardadas cerejas, as primeiras da época, que em ano de quebra de produção e atraso na maturação são esperadas já com muita vontade. Mas o evento não se faz só de cereja e assume-se como ponto de encontro da cultura e tradições locais. Gastronomia, tasquinhas, artesanato, produtos locais, animação e um vasto conjunto de atividades tornam a Festa da Cereja de Alfândega da Fé na verdadeira montra do concelho.
Com organização da Câmara Municipal, a iniciativa concentra a grande parte das atividades no PARQUE MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES. É por lá que vão passar os grupos culturais concelhios, responsáveis pela grande maioria da animação e é também aqui que quem visitar Alfândega vai ficar a conhecer mais sobre a sua história, ao assistir à recriação da “LENDA DOS CAVALEIROS DAS ESPORAS DOURADAS” (dia 9 às 17.00h).
Trata-se de uma experiência de teatro na comunidade que envolve a Filandorra Teatro do Nordeste, a Escola Municipal de Teatro (TAFÉ), a população concelhia e que promete ser um dos pontos altos da FESTA deste ano. Uma lenda que remonta aos tempos da reconquista Cristã da Península Ibérica e que explica a formação e atual designação do concelho.
Mas esta não é a única novidade deste ano, a cereja de Alfândega é o elemento principal de uma CERVEJA ARTESANAL que vai ser produzida no concelho.
A Mártir, A PRIMEIRA CERVEJA ARTESANAL DE CEREJA de Alfândega da Fé, vai ser lançada durante a FESTA DA CEREJA (dia 9 às 16.00h). O projeto nasce da capacidade empreendedora de 4 jovens alfandeguenses e insere-se no espírito da FESTA DA CEREJA. É que o evento quer também fazer o elogio à capacidade empreendedora das gentes de Alfândega, que vão descobrindo nas potencialidades do concelho formas de criação de emprego e riqueza. Daí que vai ser fácil encontrar no certame produtores locais, que apostam nos produtos característicos do concelho e representantes de áreas de negócio como o turismo.
Esta é a verdadeira essência da Festa, um espaço de promoção do que de melhor se faz em Alfândega da Fé. É assim há 31 anos, vai ser assim de 7 a 10 de junho durante a edição deste ano da Festa da Cereja de Alfândega da Fé.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário