Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

EDP constrói paredão e central hidroeléctrica em Foz Tua

A EDP já começou a construir o paredão e a central hidroeléctrica, e a montar os primeiros equipamentos da Barragem do Tua.
Uma nova fase que a empresa quis mostrar ontem aos jornalistas, numa visita guiada ao fundo do vale e pelos túneis que conduzirão a água até à central. Até agora já foram gastos 137 dos 370 milhões de euros de investimento total no aproveitamento hidroeléctrico, entre Carrazeda de Ansiães e Alijó.
Estão envolvidos 600 trabalhadores, mas em breve poderão ser mil. As obras registam um atraso de cerca de 10 meses, devido ao abrandamento registado no ano passado, quando a UNESCO ainda ponderava mandar parar a empreitada para não colocar em risco o estatuto de Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro.
Neste momento essa questão está ultrapassada, como adianta o administrador da EDP Ferreira da Costa. “Esta questão está completamente ultrapassada. Já a própria reunião de Junho deste ano no Cambodja, o Alto Douro Vinhateiro foi retirado da lista do Património Mundial em risco”, garante o responsável. O director de projecto da barragem, Freitas da Costa, faz agora o ponto da situação das obras. “Cerca de 37 por cento do investimento está feito. Acabámos a fase das escavações e estamos agora a iniciar a fase da construção da barragem e, ao mesmo tempo, a montagem dos primeiros equipamentos para a produção de energia”, realça o responsável.
Prevê-se que a barragem possa entrar em funcionamento em Setembro de 2016. O que ainda não está decidido é o corredor da linha de muito alta tensão que vai transportar a energia para a central de Armamar, havendo quatro alternativas em cima da mesa.
Sobre a concessão do plano de mobilidade turística do vale do Tua, o administrador da EDP, Sérgio Figueiredo, revelou que há quatro operadores interessados. Sérgio Figueiredo adiantou também a intenção de transformar as barragens da bacia do Douro num roteiro turístico, através de obras assinadas por reputados arquitectos e artistas plásticos.
Este roteiro deve representar para a EDP um investimento de cerca de dois milhões de euros.

Escrito por Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário