Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Douro - «Entre Margens» reúne 600 fotografias sobre região

O director do Museu do Douro (MD), Fernando Seara, faz um balanço positivo do projecto «Entre Margens» que, ao fim de três anos, deixa «um espólio fantástico» de 600 fotografias sobre o Douro. Durante este período 43 fotógrafos trabalharam na iniciativa, criando uma nova «cartografia» de imagens que unem a modernidade à tradição.
A terceira e última edição do «Entre Margens» arrancou em Maio, em Vila Real, e termina agora em Peso da Régua, depois de passar também por Mirandela, Lamego, Santa Marta de Penaguião, Amarante, Vila Nova de Gaia e Porto.
Nesta recta final, o «Entre Margens» oferece música na sede do MD, na Régua. A 20 de Setembro (sexta-feira) actua a Orquestra de Sopros da Esproarte, que junta 70 músicos sob a direcção do maestro Maciel Matos. 
 O serão de sábado (21 de Setembro) inclui três concertos: «September Songs», no qual JP Simões partilha o palco com Raquel Ralha e Sérgio Costa ao piano, depois Sérgio Godinho e ainda a Roda de Choro de Lisboa.
Entre 20 e 21 de Setembro o MD acolhe também os encontros internacionais dedicados ao tema «Território e Imagem», que contam com a participação de especialistas que vão discutir o papel dos museus e da fotografia para a valorização do território.
Para assinalar a conclusão do projecto, será lançado o livro «Entre Margens - Em busca de uma nova cartografia de imagens para o Douro», uma obra que reúne os trabalhos realizados entre 2011 e 2013, num total de 600 fotografias.
Fernando Seara fez um balanço «muito positivo» do projeto, considerando que deixa um «espólio fantástico».
O responsável adiantou ainda que, ao longo deste período, cerca de 200 mil pessoas terão passado pelas exposições, espectáculos, sessões de cinema e conferências.
Apesar de o projecto terminar este ano, Fernando Seara disse ter a expectativa de que possa haver «uma continuidade».
«O espólio e a colecção fotográfica estarão disponíveis para a itinerância e para formar até novas exposições com toda a recolha que foi feita», salientou.
 O público ainda poderá visitar a exposição retrospectiva das três edições do «Entre Margens», que ocupa a ponte pedonal que une Peso da Régua a Lamego. 
São 200 fotografias, resultantes do trabalho dos 12 fotógrafos convidados e dos 31 fotógrafos emergentes que participaram no projecto entre 2011 e 2013.
O evento teve um orçamento global de 1,3 milhões de euros, financiados por fundos comunitários.
O ‘Entre Margens’ interveio na região do Douro, desde a foz até ao Alto Douro. Abarca um território de 1.879,3 quilómetros quadrados e uma população de 722.975 pessoas e integra duas áreas classificadas pela UNESCO como Património Mundial (Centro Histórico do Porto e Alto Douro Vinhateiro).
O evento foi promovido pela Fundação Museu do Douro e produzido pela Procur.arte, associação cultural.

Café Portugal/Lusa; Foto - Entre Margens

Sem comentários:

Enviar um comentário