Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Tua vai ser parque natural regional

O Vale do Tua, no nordeste transmontano, está prestes a tornar-se o primeiro parque natural regional do país. O projecto, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, esteve em consulta pública até à passada segunda-feira e prevê a protecção de uma área de 25 mil hectares, partilhada entre os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.
Serão estes os cinco municípios responsáveis pela gestão do novo parque, que resulta das contrapartidas pagas pela EDP pela construção da barragem de Foz Tua – que nos últimos anos tem sido muito contestada pela população e por ambientalistas, o que, recorde-se, chegou a ameaçar a classificação do Douro Património Mundial.
A representante do Icomos (organismo que analisou o processo), Ana Paula Amendoeira, lamentou recentemente a decisão da Unesco de manter a classificação e aceitar a construção da barragem, por não se fundamentar em pareceres científicos e ignorar o facto de a nova infra-estrutura comprometer o património natural da zona.
No novo Parque Natural Regional do Vale do Tua, serão investidos cerca de 75 milhões de euros para a valorização do património histórico e natural da zona, mas também para apoiar novos projectos de desenvolvimento regional.
A partir de Outubro, aquele parque começará a receber candidaturas para financiar projectos na região, públicos e privados. Garantida a classificação, que obteve em Julho parecer favorável do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o objectivo é agora incluir o parque na Rede Nacional de Áreas Protegidas.

por Sónia Balasteiro
in:sol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário