O Vale do Tua, no nordeste transmontano, está prestes a tornar-se o primeiro parque natural regional do país. O projecto, promovido pela Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, esteve em consulta pública até à passada segunda-feira e prevê a protecção de uma área de 25 mil hectares, partilhada entre os municípios de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.
Serão estes os cinco municípios responsáveis pela gestão do novo parque, que resulta das contrapartidas pagas pela EDP pela construção da barragem de Foz Tua – que nos últimos anos tem sido muito contestada pela população e por ambientalistas, o que, recorde-se, chegou a ameaçar a classificação do Douro Património Mundial.
A representante do Icomos (organismo que analisou o processo), Ana Paula Amendoeira, lamentou recentemente a decisão da Unesco de manter a classificação e aceitar a construção da barragem, por não se fundamentar em pareceres científicos e ignorar o facto de a nova infra-estrutura comprometer o património natural da zona.
No novo Parque Natural Regional do Vale do Tua, serão investidos cerca de 75 milhões de euros para a valorização do património histórico e natural da zona, mas também para apoiar novos projectos de desenvolvimento regional.
A partir de Outubro, aquele parque começará a receber candidaturas para financiar projectos na região, públicos e privados. Garantida a classificação, que obteve em Julho parecer favorável do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, o objectivo é agora incluir o parque na Rede Nacional de Áreas Protegidas.
por Sónia Balasteiro
in:sol.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário