A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros está estupefacta com a decisão da ULS do Nordeste de privar os serviços de medicina interna aos utentes que se deslocam á urgência desta unidade hospitalar.
Assim, a autarquia “estranha” e repudia tal ato, “não só por ela significar a perda de um serviço essencial prestado à população, como também por, em momento algum, a Administração da ULS NE ter consultado a Câmara Municipal acerca de uma decisão desta amplitude”, referindo em comunicado que esta “perda do apoio da Medicina Interna ao Serviço de Urgência Básica é uma afronta à população”.
Lê-se no comunicado, que este é um serviço essencial e os números, o mesmo comprovam, sustentando que nos primeiros seis meses de 2014 foram atendidos pela Medicina Interna 1406 pessoas, das quais 451 foram internadas nesta Unidade Hospitalar.
“Quer com esta medida, a ULS NE persistir na centralização de serviços em Bragança, nem que tal signifique mais custos, abdicando de um local onde os serviços são prestados com qualidade e proximidade e abandonando ainda mais as populações?”, interroga a autarquia.
É incompreensível, que havendo atualmente escala de médicos internistas na UH Macedo, os mesmos estejam proibidos de cumprir funções no SUB, de acordo com a orientação da ULS NE.
Isto significa que caso um doente internado seja acometido por um enfarte, o médico internista pode naturalmente acudi-lo. Mas se ocorrência semelhante se verificar com outro utente que recorra ao Serviço de Urgência, já não poderá ser socorrido pelo mesmo médico internista.
“O que nós entendemos é que, sendo os internamentos na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros oriundos da sua urgência, tal significa a curto prazo um esvaziamento dos internamentos, resultando numa eliminação dos mesmos. Mais encurtará o prazo, quando acrescentamos a curiosa coincidência de no mesmo período desta diretiva, terem ocorrido 9 altas no internamento”, cita o comunicado.
“Estes e outros factos dão corpo a uma estratégia, que pretende o aniquilamento da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros”, frisa o documento.
Refira-se que para hoje, às 13 horas estão previstas declarações da Comissão de Saúde Municipal, em frente à urgência da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.
Informação ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário