O comandante dos Bombeiros de Bragança, José Fernandes salienta que este era um equipamento que estava a fazer falta à corporação e que não seria fácil adquiri-lo sem a ajuda da autarquia. “ É um equipamento muito caro que a associação teria alguma dificuldade em adquirir. Oxalá que nunca o utilizemos, mas temos que o ter. Nós já tínhamos os meios humanos preparados para este tipo de operação mas faltavam os equipamentos. Tínhamos alguns equipamentos mas estes são equipamentos de ponta, do melhor que existe no mercado”, salientou o comandante.
A aquisição deste equipamento para os bombeiros surgiu através de uma proposta apresentada pela Associação Humanitária à primeira edição do Orçamento Participativo, que a autarquia promoveu no ano passado. O Município adquiriu também equipamento especial para os bombeiros poderem utilizar no aeródromo municipal, avaliado em cerca de 30 mil euros. O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, frisou que têm sido várias as formas de colaboração com os bombeiros. “Os bombeiros estavam necessitados deste equipamento. Temos tido também outras colaborações come eles. Ainda no ano passado entregamos uma ambulância nova”, recordou o autarca.
A ideia da candidatura partiu do 2º comandante dos Bombeiros de Bragança, Carlos Martins. Face ao sucesso do ano anterior, este ano decidiu preparar uma outra candidatura, desta vez para equipamento de combate a incêndios urbanos, no valor de cerca de 38 mil euros, que estará a votação a partir do próximo dia 20. “Este ano, fizemos uma candidatura para equipamento de protecção individual, de carácter urbano e industrial. Apelo ao voto dos bombeiros e da população do concelho, para que, para o ano, possamos receber este equipamento”, referiu o segundo comandante.
Durante a cerimónia de comemoração dos 126 anos dos Bombeiros de Bragança, o 2º comandante foi surpreendido com uma homenagem pelo trabalho que te desenvolvido no seio da corporação ao longo de mais de duas décadas. Carlos Martins agradeceu o gesto e o empenho dos colegas no trabalho que a corporação desempenha no dia-a-dia.
“Foi uma surpresa, não estava à espera. Conseguiram, penso que pelas mãso do comandante e da direcção, fazer isto nas minhas costas, o que não deve ter sido fácil. No entanto, não vou ser hipócrita, é claro que gostamos muito de ser agradecidos e reconhecidos. São 21 anos ao serviço desta associação, sempre fiz o meu melhor e, é claro que isto me motiva para continuar. Mas, isto não seria possível sem estes homens. Eu consigo fazer algum trabalho mas sem a ajuda deles, seguramente, não conseguiria fazer nenhum. Por isso, parte desta homenagem é deles”, frisou Carlos Martins.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Bragança apresentou recentemente uma candidatura a fundos comunitários para aquisição de duas viaturas combate a incêndios, no valor de cerca de 200 mil euros. A associação tem também preparado um projecto de obras no quartel, que pretendem contribuir para a melhoria da eficiência energética do edifício e incluem a substituição do telhado que ainda se mantém com telhas de amianto. No aniversário dos Bombeiros de Bragança, estava prevista a presença da ministra e do secretário de Estado da Administração Interna, o que acabou por não se confirmar. Já amanhã, a corporação deverá ser visitada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Uma visita inserida na iniciativa “Portugal Próximo”.
Sara Geraldes
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário